-->

Novo código de erro 451 avisa sobre censura na Internet

Publicidade

A Internet está cheia de códigos de status que o seu navegador exibe quando não consegue se conectar a um site, como 403 Forbidden ou 404 Not Found.

Agora o Internet Engineering Steering Group está adicionando mais um código de erro ao seu browser. Mas dessa vez ele deixará bastante claro por que você não pode ver algo.

O IESG aprovou recentemente o código de status 451, que diz aos usuários que eles não podem ver determinado conteúdo por conta de “obstáculos legais”, o que costumam significar censura do governo.

O ex-engenheiro do Google, Tim Bray, sugeriu o código 451 inspirado no livro Fahrenheit 451, do autor Ray Bradbury, há alguns anos – a obra foi adaptada para o cinema pelas mãos de Francois Truffaut.

O código 451 pode ser usado por um site, como o Facebook ou Twitter, ou por intermediários de rede, como um firewall ou ISP. À primeira vista, o 451 parece uma ótima ideia para notificar os usuários de países que sofrem com censura que o seu governo está bloqueando determinado conteúdo. No entanto, esses governos provavelmente vão evitar que as pessoas vejam até mesmo esse código em primeiro lugar.

Por isso, países democráticos e semi-democráticos são os lugares onde o 451 provavelmente será mais útil.

IDGNow e Boa Informação
Advertisemen