-->

Música de Cuba fecha O Som dos Continentes

Publicidade
Cuba é o tema do programa O Som dos Continentes, apresentado às 9h e às 21h, aos sábados e domingos, na Rádio Web Justiça do Maranhão. O lançamento da nova edição da série fecha o ciclo de apresentações de 2015.
O Som dos Continentes
O lançamento da nova edição da série fecha o ciclo de 2015. Imagem: TJMA
A música cubana nasceu da junção de ritmos levados à ilha caribenha pelos escravos africanos, que fugiram para a parte oriental de Cuba. Ganhou força há três séculos e se expandiu no cenário internacional a partir de 1920.

Traz uma fusão de ritmos afro-caribenhos inspirados pelo merengue, calipso, cumbia e pela influência musical dos colonizadores espanhóis e dos imigrantes chineses.

Essa sonoridade peculiar começou a viajar pelo mundo em 1940, com a divulgação dos produtores norte-americanos Aaron Copland e Leonard Bernstein.

Figuras como Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Silvio Rodriguez, Ernesto Lecuona, Pablo Milanes, Omara Portuondo, Rubén Gonzalez, entre outros, são o indicativo da diversidade e da riqueza da música cubana.

Além das quatro edições dedicadas ao lançamento da música de Cuba como tema, neste fim de semana, o programa também apresenta, nos finais de semana seguintes, as edições já lançadas com músicas da Nigéria e da Holanda.

O Som dos Continentes tem produção e redação de Antonio Carlos de Oliveira, edição de Mário Belo Neto e apresentação de Carla Duque.

TJMA
Advertisemen