-->

Iema abre possibilidades para estudantes de Pindaré-Mirim e Bacabeira

Publicidade
O Governo do Estado está abrindo novas perspectivas de formação profissional para estudantes de Bacabeira e Pindaré-Mirim, cidades que irão receber cada uma, em fevereiro, uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Os alunos interessados em ingressar em um dos cursos técnicos, integrados ao ensino médio e em tempo integral, nas duas unidades, têm até o dia 11 de janeiro para se inscreverem no seletivo. As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Estão sendo ofertadas 160 vagas para a unidade de Bacabeira, para os cursos de Logística, Mineração e Administração; e mais 120 vagas para Pindaré-Mirim, nos cursos de Agropecuária, Recursos Pesqueiros e Serviços Jurídicos.

A escolha dos cursos foi feita a partir do levantamento da demanda de mercado de cada região, o que possibilita maior chance de os alunos serem aproveitados pelo mercado local após a conclusão dos cursos. Os candidatos devem ter total disponibilidade de segunda a sexta-feira, em tempo integral de 10 horas, no horário das 7h às 17h. Refeições e descanso serão feitos na própria escola. Ao final do curso, o estudante concluirá simultaneamente a habilitação profissional técnica e o Ensino Médio.

“As vagas são destinadas para jovens de 14 anos, completos, a 17 anos – completados no máximo até 25 de maio de 2016; e que já concluíram ou estão cursando, em 2015, o 9º ano do Ensino Fundamental, em estabelecimentos de ensino devidamente legalizados. Os jovens da rede pública de ensino serão priorizados. Em porcentagem, a previsão é que 80% das vagas sejam preenchidas por estudantes egressos de escolas públicas, 5% por pessoas com deficiência e 15% pela ampla concorrência”, explica o secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré.

Inscrições facilitadas

Para facilitar a inscrição de quem não possui computador, smartphone ou internet em casa, a Secti está disponibilizando o acesso nas Unidades Plenas dos três municípios para que os candidatos efetuem a inscrição. O resultado do seletivo será divulgado no dia 6 de janeiro e as matrículas serão do dia 11 a 15 do mesmo mês.

Cursos em Bacabeira

Do total de vagas que estão sendo ofertadas neste primeiro momento para a unidade de Bacabeira, 80 são para o curso de Logística e as demais distribuídas em igual número entre os cursos de Administração e Mineração. Ao final, os estudantes que optarem pelos cursos de Logística e Administração, que têm carga horária de 800 horas, terão oportunidade de atuar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Durante a formação, os estudantes do curso de Logística terão aulas sobre Logística, Gestão de Pessoas, Gerenciamento e Economia de Sistemas Logísticos, Legislação e Tributação em Logística, Estocagem, Transportes e Custos.

O conteúdo do curso de Administração inclui aulas sobre protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Ao final da formação, os estudantes estarão aptos a operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material e a utilizar ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.

O curso de Mineração abre portas de emprego para jovens que queiram atuar em empresas de mineração e de petróleo, empresas de equipamentos de mineração e de consultoria, além de centros de pesquisa em mineração. A carga horária do curso é de 1.200 horas, tempo em que os alunos receberão ensinamentos sobre como operar equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte; auxiliar na caracterização de minérios sob os aspectos físico-químico, mineralógico e granulométrico, entre outras.

Cursos em Pindaré-Mirim

Para aqueles que têm afinidade com a área agrária uma boa escolha é o de Técnico em Agropecuária, na unidade de Pindaré-Mirim. Durante o curso, os estudantes irão aprender a planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários, bem como administrar propriedades rurais, além de elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; e fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Nesse período, o aluno vai adquirir conhecimento sobre a realização de medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais e a atuação em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

A carga horária do curso é de 1.200 horas. Após a formação, os profissionais poderão atuar em propriedades rurais, empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa e parques e reservas naturais.

O curso Técnico em Recursos Pesqueiros tem carga horaria de mil horas, período em que os estudantes aprenderão sobre cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas, bem como atividades de pesca extrativa em rios, mares e lagos. O conteúdo do curso também inclui aulas sobre preparação de tanques e viveiros para produção aquícola, auxilia na condução de embarcação a áreas de pesca, realizando operações de embarque e desembarque, realiza procedimentos de armação e beneficiamento de pescado. Esses profissionais poderão atuar em instituições públicas e privadas do setor aquícola, empresas de beneficiamento de pescado, laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda e de forma autônoma.

O curso Técnico em Serviços Jurídicos é adequado para aqueles que buscam um trabalho mais formal. A carga horária é de 800 horas. Cabe a esses profissionais executar serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como cumprir as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos, além de prestar atendimento ao público.

São campo de atuação desses profissionais os escritórios de Advocacia, de Auditoria Jurídica, Setor de recursos humanos, Departamentos administrativos de empresas privadas e de instituições públicas e Cartórios.

Iema em São Luís

O processo seletivo para o ingresso de alunos no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) também está aberto para a unidade de São Luís. Serão 160 vagas, distribuídas, de forma igual, entre os cursos de Serviços Jurídicos, Informática, Meio Ambiente e Eventos.

A proposta é implantar unidades do Instituto em 23 municípios até 2018, oferecendo à sociedade estrutura para o Ensino, Pesquisa e Extensão, respeitando as necessidades de cada local.
Advertisemen