-->

Praça do Pescador em São Luís recebe novos painéis

Publicidade
Um grupo de crianças e jovens do bairro do Desterro, de 8 a 19 anos, iniciou na tarde desta quarta-feira (21) a pintura de painéis da Praça do Pescador, que será inaugurada nesta quinta-feira (22), pelo prefeito Edivaldo. Antes de realizar a pintura, eles participaram de oficina em arte urbana. A atividade desta quarta-feira (21) na Praça do Pescador foi acompanhada pela primeira-dama, Camila Holanda.

"Estamos envolvendo a comunidade para que ela tenha essa sensação de pertencimento daquilo que está sendo entregue para ela, que é essa praça, uma parceria do Iphan com a Prefeitura", destacou a primeira-dama. "Essa praça teve uma atenção especial porque a gente conseguiu envolver a comunidade com esse painel grafitado, pintado por eles mesmos", completou Camila Holanda.

Lente de A. Baeta captou:


Praça do Pescador

Praça do Pescador

Praça do Pescador

O treinamento que antecedeu a pintura dos painéis foi uma parceria entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), o grupo de arte urbana Porcolitos, a União dos Moradores do Centro Histórico e alunos do Escritório Escola do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Ceuma.

Na primeira parte do treinamento, o presidente da Fumph, Aquiles Andrade, conversou com os participantes sobre educação patrimonial a partir de uma provocação, quando os alunos foram indagados sobre como viam o bairro, o que acontecia ali, quem eram os personagens, o que lhes chamava atenção e o que aquele lugar representava para eles.

Hélio Soares Vieira Júnior, Will Barro e Arthur Nogueira, integrantes do grupo Porcolitos, fizeram uma apresentação sobre como eles produzem o trabalho de grafitagem. A partir daí, os jovens foram estimulados a desenhar a lápis em folhas de papel sulfite, em um processo de preparação para a pintura dos painéis da praça. "Para nós, é uma experiência enriquecedora trocar informações com esta turma e depois ver o resultado do trabalho deles em forma de arte urbana", disse Will Barro, um dos integrantes do Porcolitos.

Educação Patrimonial

O presidente da Fumph, Aquiles Andrade, explica que a oficina compõe um trabalho de integração da comunidade com o espaço renovado, além de permitir a mudança de um estigma negativo anterior que a praça tinha para algo positivo, a partir da construção de um painel artístico para a sensibilização da comunidade.

"A área onde está localizada a Praça do Pescador sofria de vulnerabilidade social e era necessário trabalhar um processo de reaproximação da comunidade com aquele espaço, especialmente dos jovens, realizar atividades de educação patrimonial para reforçar o sentimento de pertencimento do local, além de atividades para uso sustentável do espaço. Eles estão pintando o painel com elementos do bairro, que sejam elementos do cotidiano deles e, de certo modo, eles vão ter um outro olhar sobre aquele espaço público ", disse.

Itamara Costa e Ronilson Santos, 18 e 19 anos, respectivamente, são primos, moram na mesma casa na Praia Grande e participaram do treinamento. Itamara é aluna do Liceu e fez muitas perguntas. "A gente tem de aproveitar estas oportunidades porque não é sempre que temos atividades diferentes por aqui", disse.

Ronilson já terminou o ensino fundamental e sonha com uma chance de jogar futebol profissionalmente. Estimulado pela prima, decidiu participar da atividade. "A gente sempre vê muros grafitados pela cidade, vai ser bom um local pintado pela gente daqui", animou-se Ronilson.

A coordenadora do Escritório Escola do Curso de Arquitetura do Ceuma, Agnes Thompson, também participou do treinamento. "Ficamos muito felizes em receber o convite da Prefeitura de São Luís por meio da Fumph, para desenvolver o projeto da praça, que foi executado junto ao Iphan e à Fundação. Os alunos fizeram o projeto e agora vão participar da oficina de confecção dos painéis. O envolvimento e interação com a comunidade do bairro é um diferencial para a atividade curricular de cada um", enfatizou.

Inauguração

A Prefeitura de São Luís inaugura nesta quinta-feira (22), às 17h, a praça do Pescador, localizada no bairro do Desterro, em frente ao Mercado do Peixe. A praça disporá de equipamentos de academia de ginástica, funcionando em regime de acesso aberto, pista de cooper, pista de atletismo, quadra poliesportiva, jardinagem, além de um posto policial.

O projeto da nova praça foi elaborado pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph). A obra foi supervisionada pela Superintendência do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os recursos no valor de R$ 150 mil são provenientes de compensação ambiental. O novo espaço vai ocupar integralmente o traçado anterior da Praça do Pescador.
Advertisemen