Medalhistas celebram títulos em competições nacionais

Publicidade
Eles chegaram à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no Monte Castelo, às 9h da manhã, e ao longe chamavam atenção pelo tilintar das medalhas. Eram os estudantes atletas das escolas Barbosa de Godóis (campeão feminino de handebol) e Centro de Ensino Governador Edison Lobão/Cegel (campeão da categoria infanto da etapa estadual dos Jogos Escolares Maranhenses 2015 -JEMs). Eles foram recebidos, nesta quinta-feira (8), pela secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, e equipe técnica, para parabenizá-los pela vitória.
Seduc
Secretárias e atletas campeões. Foto: Seduc-MA
A secretária ressaltou aos estudantes que as medalhas representam mais que uma luta pelo esporte: representam uma luta pela educação pública de qualidade. “O esporte é um dos caminhos na área da educação pelo qual podemos resolver várias questões sócio-educacionais”, disse. Ela também revelou aos estudantes atletas presentes que “na época de escola eu fui jogadora de handebol. Cheguei a competir e nossa equipe ficou em terceiro lugar pela escola Frederico Chaves, em Caxias”, lembrou.

O CE Barbosa de Godóis, de São Luís, conquistou medalha de ouro pela equipe feminina de handebol nos Jogos Escolares da Juventude (12/09), em Fortaleza. A equipe maranhense venceu, na final do handebol feminino, o time do estado de Sergipe, por 21 × 8.

Para o estudante atleta Gabriel, “foi muito importante ganhar este título porque o Maranhão foi projetado nacionalmente”, destacou. Já a campeã do JEMs, Mayane Amaral, disse que “jogar é uma grande honra e uma grande responsabilidade, pois nos Jogos representamos a escola e o Estado”.

O professor de Educação Física e treinador da equipe, Eduardo Telles, enfatizou que a vitória reflete o trabalho feito pela escola com as crianças a partir dos oito anos de idade. “A gestão do Barbosa de Godóis aposta no esporte, pois entende que é uma ferramenta para aperfeiçoar o aprendizado dos estudantes”, realçou.

A gestora do Barbosa de Godóis, Venina Frasão, reafirmou a fala do professor Telles e pontua, também, que a escola tem influência positiva em outros centros de ensino do Estado. “O esporte é o primeiro passo para mudar os indicadores do Estado”, assegurou ela.

O Cegel foi campeão da categoria feminina nos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs), que aconteceu 15/09, no Ginásio Castelinho, conseguindo a vitória sobre o Liceu por 18 x 16.

A diretora-geral do Cegel, Regina Pereira, destacou que os atletas são vitoriosos, pois disputaram ponto a ponto e o resultado vai além da quadra. “A vitória serve de incentivo na sala de aula, pois o esporte dá disciplina e organização para a escola e para a vida”, afirmou. Ela acrescentou que “quando uma equipe vence, todos vencem juntos: escola, Seduc, o Estado”, salientou.

+GovernoMA 
Publicidade

Publicidade