-->

Maranhão sedia Semana Nacional de Tecnologia

Publicidade
Arte, tecnologia, cultura popular, cinema e ciência são alguns dos temas que norteiam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, que começou nesta segunda-feira (19). O governador Flávio Dino participou da cerimônia de abertura, na Praça Maria Aragão, que sediará a Cidade da Ciência até o dia 25 de outubro.

A Semana tem por objetivo Incentivar a produção da ciência, além de valorizar o trabalho e as invenções maranhenses. “Estamos em busca de um ciclo de desenvolvimento para o estado e, para isso, além do apoio às atividades produtivas, acreditamos que é imprescindível a produção e difusão de conhecimento”, afirmou o governador Flavio Dino.

Na solenidade de abertura, foram entregues os prêmios Mais IDH para CT&I/Medalha Eduardo Campos e foram premiados os vencedores do concurso de Redação e Desenho. A premiação tem por intenção reconhecer o importante papel dos pesquisadores maranhenses empenhados em mudar a realidade do estado. O Prêmio Mais IDH tem como objetivo reconhecer e valorizar o papel da ciência para a transformação da sociedade.
Flávio Dino
Flávio Dino abre Semana de Tecnologia. Foto: +GovernoMA 
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, destaca a importância da articular os atores e produtos científicos e congrega-los com a sociedade para o desenvolvimento social. “O papel desta feira é a popularização da Ciência e Tecnologia. Temos o objetivo central de chamar a atenção da sociedade para aquilo que está sendo feito no mundo científico no Maranhão e no país”, apontou o secretário.

Este ano, a Semana contará com uma vasta programação cultural. A proposta, segundo explicou o secretário Bira, é aliar ciência, tecnologia, arte e cultura. Com apresentações, mostras, cinemas, exibição de pôsteres, sessões matinê e shows voltados para o público infantil, jovem e adulto.

Outra novidade é o CredCiência, programa que vai dar crédito para a compra de livros na SNCT/MA para, pelo menos, 100 professores da rede pública, municipal e estadual. Para participar do Credciência é preciso se inscrever através do site: www.secti.ma.gov.br até o dia este domingo (18) e comparecer a Semana Nacional.

Na cerimônia de abertura, o neurocientista Miguel Nicolelis proferiu a Conferência Magna de Abertura no auditório ‘Luz’. Simultânea à palestra, no PraCine – primeiro cinema instalado na Maria Aragão- os visitantes assistiram à exibição dos filmes maranhenses Chiaroscuro 7’ e Luíses 75’. A primeira noite da Semana de CTI no Maranhão encerrou com um “show de luzes”, seguido de shows musicais de Rosa Reis e Boi de Morros.

Programação de Semana Ciência e Tecnologia

Entre as palestras que vão acontecer de 19 a 25 de outubro, é destaque a participação de Gina Gotthilf, considerada uma das mulheres mais poderosas no mundo das Startups e chefe de desenvolvimento internacional e marketing do Duolingo – aplicativo que auxilia no aprendizado de línguas estrangeiras. Já para debater tecnologias aeroespaciais, o professor doutor em Engenharia, Areolino de Almeida Neto, do departamento de Eletricidade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é presença confirmada no III Workshop de Engenharia Aeroespacial.

Na área de tecnologias assistivas, além da presença de Miguel Nicolelis, haverá a participação da Mestre Lilia Barreto, pedagoga especialista em surdez e deficiência visual. Ela vai estará na mesa-redonda “Os Avanços e Desafios da Inclusão Social no Brasil” para debater educação inclusiva, educação especial e aprendizagem colaborativa em rede. São presenças confirmadas também, a doutora em Ciências Biológicas pela Universidade de Bueno Aires, Alicia Basso; e o uruguaio Rodolfo Silveira Malvasio, professor doutor em Medicina e Ciências, com mais de 40 trabalhos publicações internacionais na área de ciência e tecnologia.

+GovernoMA 
Advertisemen