Weverton Rocha destaca gestão de Flávio Dino

Publicidade
Mariana Salgado

São Luís, MA. Os vários avanços que o governador Flávio Dino e equipe têm alcançado nos primeiros dois meses de gestão, receberam destaque em discurso realizado pelo deputado federal Weverton Rocha (PDT), na sessão desta terça-feira (3), na Câmara Federal.

“Trago de lá boas notícias, notícias alvissareiras para o Brasil e principalmente para os maranhenses, que agora experimentam ares da democracia”, relatou o parlamentar, que apresentou aos demais deputados os investimentos que estão sendo feitos no Maranhão nas áreas de saúde, educação, segurança pública, agricultura, além de medidas austeras para administração como cortes de despesas e fim dos privilégios.

Ao informar as medidas tomadas pelo governo do Estado para a áreas de saúde, Weverton lembrou a péssima herança recebida pelo atual governo. “O cenário deixado pelo último governo nesse setor era de completo caos, sobrepreços que, segundo informações divulgadas pelo Governo do Estado, chegavam a 30% do valor dos contratos realizados na área”, apontou o deputado.

Além de destacar os novos serviços de radioterapia que atende cerca de 80 pacientes na cidade de Imperatriz, o parlamentar lembrou a implantação da Central Única de Regulação que permitirá que pacientes oriundos da rede municipal de saúde não serão mais rejeitados pela rede estadual e os sistemas trabalham em parceria.

“A saúde do Maranhão começa a viver um novo momento, a começar pela segunda maior do estado, Imperatriz, que depois de décadas recebe finalmente o tratamento ontológico através da radioterapia”, ressaltou.

Sobre educação, Weverton informou que área, assim como para o Governo Federal, é política pública prioritária para a administração do Maranhão. Ele ressaltou o trabalho da secretária de Educação Áurea Prazeres que tem empenhado esforços para superar a crise na educação do estado, e apresentou na semana passada as metas educacionais para o Maranhão. O principal programa é o Escola Digna, com o objetivo de substituir escolas de taipa e barro, por escolas de alvenaria, incluindo as unidades nos 30 municípios maranhenses com o pior IDH do Brasil.

O deputado federal lembrou que, com apenas dois meses de governo, já foi concedido 13% de aumento para os profissionais da educação, a progressão salarial dos professores da rede estadual de ensino, reajuste dos professores contratados, iniciada reforma emergencial de 93 escolas (ação que integra o Escola Digna) e a realização de seletivo para a contratação de mil professores. “Foram algumas das ações imediatas tomadas em nosso estado após décadas de abandono da educação e sucateamento do serviço público no estado”, declarou.

Entre as medidas emergenciais determinadas pelo governador Flávio Dino para superar o grave caos instalado na segurança pública no estado, Weverton destacou a convocação de mil policiais aprovados no último concurso para testes de aptidão física, a qualificação do quadro de militares, e um seletivo de policiais da reserva para o setor administrativo, o que significa mais policiais nas ruas. E, ainda, o fim das terceirizações nos presídios. “Passo a passo o governo Flávio Dino está lutando para superar este legado de violência e descaso com a segurança publica”, opinou o deputado federal Weverton Rocha.
Publicidade