-->

Prefeitura lança plano do Cine Teatro da Cidade

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. O Teatro da Cidade de São Luís, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, vai reunir, nesta quarta-feira (11), às 19h, artistas, produtores culturais, empresários e a comunidade, das áreas do audiovisual, artes cênicas e música para apresentar os projetos culturais e propostas de atividades durante o biênio de 2015/2016.

Administrado pela Fundação Municipal de Cultura (Func), o espaço cultural acolheu como novo diretor, em janeiro deste ano, o ator e produtor cultural André Lobão, responsável por organizar o reposicionamento e a visibilidade do teatro enquanto importante equipamento cultural para a comunidade.

Para o presidente da Func, Marlon Botão, o reposicionamento do teatro tem o caráter social. "Nesse segundo ciclo da gestão do prefeito Edivaldo, estamos dinamizando as ações tendo como parâmetro o combate à desigualdade social. Dimensionar o uso do teatro para a população vai potencializar os talentos culturais e promover a diversidade cultural e o desenvolvimento social pela via da arte e da cultura", afirmou Botão.

A primeira mudança será na identidade visual do teatro, que passará a se chamar Cine Teatro da Cidade e receberá nova logomarca. "O objetivo é fazer a população reconhecer o espaço como cine teatro e isso inclui um esforço estratégico de comunicação e elaboração de programas e projetos alinhados com metas do Plano Municipal de Cultura (PMC) e com os segmentos com os quais o teatro se relaciona, as artes cênicas (dança, teatro e circo), o audiovisual e a música, além de eventos que o teatro atende", disse André Lobão.

Entre as diretrizes pontuadas pelo PMC que irão direcionar a execução dos projetos está o reposicionamento do uso do teatro e sua memória, o fomento à produção cultural e o estímulo à formação de plateia. "Vamos ouvir a população para que a proposta seja coletiva e que a comunidade se sinta parte do processo de construção do planejamento de atividades", concluiu Lobão.

Além da apresentação dos projetos, será criada também a Associação de Amigos do Cine Teatro da Cidade, com o objetivo de dar mais autonomia na captação de recursos, desenvolvimento de ações no âmbito administrativo e reestruturação de equipamentos e logística do espaço, de acordo com orientação da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), o que permitirá a parceria direta entre grupos de teatro, empresas de cinema e a iniciativa privada com a Fundação Municipal de Cultura (Func).

Projetos

Ensaios de Segunda - Será lançado edital para ocupação do palco do teatro, às segundas-feiras, das 13h às 19h, por grupos que estejam em processo de finalização de trabalhos, na área das artes cênicas e da música. O objetivo é promover o fomento à produção cultural e estímulo à formação de plateia. Serão oito segundas-feiras para cada grupo selecionado por edital. os trabalhos deverão apresentar suas temporadas no teatro.

Terças no Teatro

Por meio de edital serão selecionados grupos de teatro para apresentação de temporadas às terças-feiras durante quatro semanas. O teatro oferecerá pauta livre por meio de escambo, no qual o grupo selecionado pagará apenas taxas de manutenção de equipamentos. O projeto tem como objetivo também promover o fomento e formação de plateia, especialmente da área do centro da cidade e adjacências.

Cinema ao Meio Dia - A proposta do projeto é a exibição de filmes, às quartas-feiras, no horário das 12h às 14h, com ênfase na produção audiovisual maranhense e nacional, além de filmes de arte, e será desenvolvido em parceria com empreendedores da área do cinema.

Cinema das Estrelas - O antigo Cine Roxy já foi chamado de Cinema das Estrelas. Neste projeto, o Cine Teatro irá realizar uma pesquisa documental, imagética e audiovisual dos arquivos dos principais cinemas da cidade, com o objetivo de resgatar a memória da produção cinematográfica local. Será feito o diálogo com pesquisadores da área para planejar a estratégia de captação de recursos no primeiro semestre. A execução do projeto acontecerá no segundo semestre e, além da exibição de filmes relevantes para a memória coletiva da cidade, será organizada uma exposição permanente que ocupará o foyer do teatro.

Festivais

Além dos quatro projetos que serão viabilizados ainda no primeiro semestre, o Cine Teatro também organizará dois festivais: o Festival de Educação e Cultura, que será realizado em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação de São Luís, com o objetivo de fomentar a produção artística e cultural das escolas estaduais e municipais, nas áreas de dança, música e literatura; e o Festival de Monólogos e Leituras Dramáticas, que atende à necessidade dos dramaturgos maranhenses em ter um espaço de produção e palco de apresentação de trabalhos neste formato.

A reunião para lançamento do Plano de Atividades do Cine Teatro da Cidade acontecerá nesta quarta-feira (11), às 19h, no Cine Teatro, localizado na esquina da Rua do Egito com o Beco da Sé, no Centro de São Luís.
Advertisemen