-->

Prefeito Edivaldo recebe embaixadora de Cuba

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. Acordos de cooperação entre a Prefeitura de São Luís e Cuba nas áreas de saúde, educação e cultura foram discutidos nesta quinta-feira (5) entre o prefeito Edivaldo e a embaixadora de Cuba, Mariela Ruiz Capote, e a cônsul-geral de Cuba no Nordeste, Laura Pujol, durante reunião realizada no Palácio de La Ravardière. A reunião contou ainda com a participação de vários secretários municipais.

"Esta foi uma reunião muito proveitosa em que tratamos de termos de cooperação entre a Prefeitura de São Luís e Cuba e a ideia é reunir as secretarias e ver de que forma podemos celebrar o termo de cooperação e trocar experiências", destacou o prefeito Edivaldo.

A secretária municipal Ana Paula Moura Rodrigues (Articulação Institucional) fará o levantamento junto às secretarias para apresentar a embaixada e ao consulado de Cuba as possibilidades de intercâmbio em áreas onde há maior potencial.

Edivaldo
"Aqui já temos participação no programa Mais Médicos, mas também na área de educação e aqui aproveitamos para apresentar nossas experiências aplicadas com sucesso em outros países para serem avaliadas e poder contribuir de alguma forma com os projetos sociais da Prefeitura", disse a embaixadora que elogiou a beleza de São Luís e disse que voltará com mais tempo para conhecer melhor a cidade e o Estado.

A reunião também teve o propósito de apresentar a criação do Consulado de Cuba para o Nordeste, que segundo a cônsul-geral vai possibilitar um estreitamento de laços entre os governos e as prefeituras desta região. "Estamos felizes pelo acolhimento que recebemos do prefeito que nos recebeu com um grande número de secretários para falarmos, em termos práticos, como podemos estreitar os vínculos entre São Luís e Cuba", observou Laura Pujol. "Este é um primeiro encontro, mas teremos muitos outros", completou.

Para a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a troca de experiência com Cuba é muito importante, uma vez que este é um país que tem uma ação muito forte na área preventiva de saúde. "Temos aqui três cubanos trabalhando no nosso programa Mais Médicos e que têm contribuído de forma importante no nosso sistema de saúde", observou a secretária.

O secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou que o prefeito Edivaldo tem estimulado que todas as parcerias em prol de São Luís sejam realizadas. "A embaixada de Cuba e o Consulado fazem experiências trazendo todo o conhecimento de combate ao analfabetismo, estímulo a cadeias produtivas que são exatamente aquilo que a Prefeitura tem estimulado, a fazer com que a sociedade civil participe e que as fronteiras sejam superadas. Cuba é um referencial em vários elementos de combate a problemas sociais", destacou o secretário.

Participaram ainda da reunião os secretários Lula Fylho (Governo), Guilherme Marques (Turismo), Jerry Abrantes (Desportos e Lazer), Tati Lima (Informação e Tecnologia)
Advertisemen