-->

Lei Seca estendida reduz acidentes de trânsito

Publicidade
Aline Louise

São Luís MA. O planejamento definido pelo Governo do Estado para garantir a segurança dos maranhenses durante o período carnavalesco alcançou resultados extremante positivos. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) estendeu a fiscalização da Lei Seca a 11 cidades do estado, além da capital. Segundo o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes, dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que houve redução do número de acidentes nas BRs que cortam o estado.

Dados da PRF apontam uma queda no número de acidentes registrados nas BRs que cortam o Maranhão. Este ano, da sexta-feira (13), início da operação da PRF, até a quarta-feira (18), ocorreram 46 acidentes com 07 mortes, resultantes de um acidente na BR-226, em Lajeado Novo; outro no dia 18 na BR 316, em Timon, também com 3 óbitos; é um terceiro acidente também na quarta-feiras de cinza (18), em Caxias, envolvendo um ônibus, que resultou em 10 feridos e um morto. Em 2014, ao fim do período de carnaval foram registrados 59 acidentes.

Lei Seca
Fiscalização do folião foi intensa e evitou acidentes
O diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes, informou que a operação Lei Seca será encerrada apenas no próximo domingo (22), após a realização do Carnaval do Lava-Pratos em São José de Ribamar. Segundo Antônio Nunes, a interiorização das operações da Lei Seca no carnaval deste ano foi uma estratégia eficiente, determinada pelo Estado, devido ao grande número de pessoas que escolhem comemorar a festa no interior.

“As ações conjuntas de fiscalização e educação conseguem ao mesmo tempo inibir e conscientizar sobre os excessos comuns do carnaval, contribuindo para a redução de acidentes. O planejamento das ações para garantir a segurança dos maranhenses durante o carnaval foi determinado pelo governador Flávio Dino”, afirmou.

Cerca de 200 profissionais participaram da Operação Carnaval do Detran-MA. No interior do estado, a força tarefa foi composta por funcionários do órgão e das Ciretrans, policiais da CPRV(Polícia Rodoviária Estadual), policiais militares regionais, além de servidores dos departamentos municipais de trânsito das 11 cidades contempladas pela operação.

Em São Luís, durante os quatro dias de carnaval, 40 servidores do Detran realizaram blitzen educativas no circuito da folia montado entre as praças Deodoro, João Lisboa, até a Madre Deus. O objetivo da operação do Detran-MA foi sensibilizar os motoristas sobre os perigos da mistura álcool e direção, além de fiscalizar o cumprimento da Lei Seca no deslocamento dos foliões para os locais das festas.

A Operação Carnaval do Detran-MA percorreu as cidades de Timon, Caxias, Santa Inês, Coroatá e Presidente Dutra. Nesta quarta (18) e quinta-feira (19), as equipes passarão pelas cidades de Barra do Corda, Grajaú e Pinheiro. Na sexta-feira (20) e no sábado (21), as ações estarão concentradas nas cidades de Imperatriz e São José de Ribamar. A operação do Detran-MA será encerrada no domingo (22), na tradicional festa do Lava-Pratos, em Ribamar.

Balanço Operação Lei Seca

Auto de Infração de Trânsito lavrado
266
Remoções carros
27
Remoções motos
47
Recusa teste de alcoolemia
44
Teste positivo de alcoolemia
24
Crime por alcoolemia
2
Infração por falta de licenciamento
43
Infração por falta de habilitação
48
Infração por uso irregular de película
13
Infração por uso irregular de xenon
29
Outras infrações
53
Veículos abordados durante fiscalização – carros
684
Veículos abordados durante fiscalização – motos
501
Número de pessoas abordadas durante a fiscalização
1.457
Dados de sexta-feira (13) a quarta-feira (18)

Balanço da Operação da PRF no Maranhão

Acidentes
46
Feridos
39
Mortos
07
Advertisemen