-->

Jornalista inglês faz reportagem sobre Serra Pelada

Publicidade
Wenderson Costa, Repórter 30

Curionópolis, PA. Estiveram em Curionópolis Mauricio Lima um renomado fotógrafo brasileiro premiado no exterior por seus trabalhos realizados no Afeganistão, Brasil, Líbia, Portugal e Iraque. E Matt Sandy, repórter da rede de notícias Al Jazeera que desde maio de 2014, produz reportagens para Al Jazeera América, mas o jornalista já está no Brasil a dois anos.

Depois de fazer contato com a Agência R30 a dupla veio ao município e recebeu informações sobre a região e o universo garimpeiro e visitou com apoio e companhia de John Jessé e Wenderson Costa a vila de Serra Pelada, bem como as instalações do projeto Nova Serra Pelada, que estão sendo guardadas por antigos garimpeiros que permanecem no local fazendo a segurança.

Serra Pelada

“Gostei muito das histórias, acredito que será um bom conteúdo para o material que estamos produzindo”, afirmou Matt Sandy. Maurício Lima também disse ter gostado do que viu, e acredita que com tempo é possível produzir um material fotográfico ainda maior: “É rica a história, é possível produzir imagens que retratem bem a esperança que ainda existe em cada garimpeiro”.

Os dois ainda visitaram a vila da Cutia, onde também funcionou um pequeno garimpo também na década de 80, mas com menor repercussão, mesmo assim no local trabalham mais de 20 mil homens, de onde acredita-se ter tirado aproximadamente 3 toneladas de ouro.

De Curionópolis a dupla seguiu para Santarém onde produziriam um material sobre as tribos indígenas do município. O fotografo espera ter a oportunidade de voltar a região mas com bastante tempo para viver o dia-a-dia dos remanescentes do garimpo e assim eternizar em suas lentes a essência de cada personagem.

“Assim como pudemos ouvir e ver as histórias, como a do ex-garimpeiro índio, quere ter a chance de fazer isso com bastante tempo, extrair imagens do cotidiano e entender bem cada momento”, finaliza Maurício Lima.

Advertisemen