-->

Fapema lança novos programas de fomento

Publicidade
Tatiana Sales

São Luís, MA. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) promove, nesta quarta (25) e quinta-feira (26), a Oficina de Planejamento e Participação Social. O evento é organizado em parceria com as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Direitos Humanos e Participação Popular; e Extraordinária da Juventude.

A oficina acontece no auditório do prédio de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Centro Histórico, das 14h às 18h. O objetivo é apresentar as novas linhas de atuação da Fundação e convidar a comunidade acadêmica a participar das discussões em torno dos dois novos programas que serão apresentados pelo diretor-presidente da Fapema, professor Alex Oliveira.

Os dois programas apresentados durante a oficina serão o “Universidade de Todos Nós” e o “Tecnologias Sociais”, discutidos separadamente nos dias 25 e 26, respectivamente.

Fapema

Segundo o presidente, o programa “Universidade de Todos Nós” irá fomentar projetos de extensão universitária de curta duração, executados no Maranhão, pautados na parceria entre a universidade e a comunidade, de forma a aliar pesquisa científica e/ou desenvolvimento tecnológico ao saber popular. “Os projetos financiados por este edital têm por finalidade fortalecer a interação entre a universidade e a sociedade, com foco em questões sociais, atuando assim na formação dos alunos e na inclusão social”, afirmou Alex Oliveira.

Já o programa “Tecnologias Sociais” tem por objetivo amparar projetos de pesquisa científica e tecnológica, em áreas temáticas distintas: Desenvolvimento Humano; Escola de Qualidade; Segurança e Cidadania; e Arranjos Produtivos Locais. As áreas temáticas apresentadas nesse programa, de acordo com as diretrizes do governo Flávio Dino, tratam mais especificamente de questões estratégicas para a superação dos problemas relativos à realidade socioeconômica do estado do Maranhão.

Para “Universidade de Todos Nós” serão alocados recursos da ordem de R$1.000.000 e para o programa “Universidade de todos nós”, o valor global é de R$ 400.000. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail ndc@fapema.br

A Oficina de Planejamento e Participação Social é voltada para os pesquisadores, representantes das instituições de ensino superior, os agentes dos movimentos sociais e sociedade civil. O evento contará, na abertura, com a presença dos secretários Bira do Pindaré (Ciência e Tecnologia), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos) e Tatiana Pereira (Juventude).
Advertisemen