-->

Estado dialoga com indígenas de Barra do Corda, Grajaú e Santa Inês

Publicidade
Amanda Dutra

São Luís, MA. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, recebeu, na quinta-feira (5), lideranças de comunidades indígenas dos municípios de Barra do Corda, Grajaú e Santa Inês. A reunião teve como foco a discussão sobre a ampliação do alcance das políticas públicas sociais a essas comunidades e de ações de impacto no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Entre os pontos discutidos, a prioridade inicial será a qualificação das informações concedidas por esse público ao Cadastro Único (CadÚnico), que é o banco de dados que permite aos brasileiros o acesso a programas federais. O detalhamento e a precisão desses dados são fundamentais para a inclusão das famílias indígenas em programas sociais das diversas esferas de governo.

Neto Evangelista
Neto Evangelista garante diagnóstico comum em conjunto com as comunidades
Para o secretário Neto Evangelista, o Estado tem o compromisso de integrar as diversidades culturais, a fim de beneficiar todos igualmente. “As nossas ações vão alcançar as comunidades indígenas. Para isso, iremos utilizar o Fundo Maranhense de Combate a Pobreza (Fumacop) e incluir essas comunidades como beneficiários de nossos projetos de governo, a exemplo das ações do Programa ‘Mais IDH’. O foco é garantir um salto efetivo na qualidade de vida dos maranhenses, esse é um compromisso do governo Flávio Dino”, explicou o secretário.

Neto Evangelista acrescentou que será produzido um diagnóstico em conjunto com as comunidades, a fim de que o perfil desse público seja conhecido com maior propriedade e que as ações sejam adequadas às necessidades atuais. A partir do mapeamento e de novas reuniões com representantes de etnias indígenas, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Plano ‘Mais IDH’, realizará, em parceria com os municípios, a busca ativa das famílias enquadradas no perfil do CadÚnico.

Com a efetivação desse cadastramento, o grau de vulnerabilidade social desse segmento populacional poderá ser identificado e reduzido. “É necessário que se tenha mais detalhes sobre as comunidades indígenas maranhenses e, no CadÚnico, sejam concedidos os corretos benefícios de transferência e complementação de renda a essas famílias”, destacou a secretária-adjunta de Renda e Cidadania, Ana Gabriela Borges, responsável pela coordenação estadual do Programa Bolsa Família.

Participaram da reunião a assessora especial do Estado, Simone Limeira; a secretária de Assuntos Indígenas do município de Grajaú, Edinaria Bento; vereadores; representantes de associações indígenas; e lideranças dos municípios de Barra do Corda, Grajaú e Santa Inês.
Advertisemen