-->

Edivaldo reúne-se com governador e prefeitos da metropolitana‏

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. O prefeito Edivaldo participou nesta segunda-feira (2) da primeira grande reunião realizada pelo governador do estado, Flávio Dino, para discutir a reorganização institucional dos municípios integrantes da região metropolitana de São Luís e debater assuntos relativos à integração de serviços comuns a todos os municípios da Grande Ilha e adjacentes. Mobilidade urbana e destinação dos resíduos sólidos foram os principais temas da primeira reunião entre o governador e os prefeitos dos municípios envolvidos.

Edivaldo destacou a reunião como um momento ímpar para os municípios que integram a região metropolitana de São Luís. "Sempre houve muita vontade política da parte dos prefeitos, mas faltava o empenho do líder maior, e hoje vivemos um momento histórico de ver o governador Flávio Dino puxando para si a responsabilidade de elaborar um grande projeto comum nos setores da mobilidade urbana e de resíduos sólidos, articulado conjuntamente com todas as prefeituras que integram a região metropolitana", disse o prefeito. Segundo o prefeito de São Luís, em alguns dias devem ser anunciados os projetos que serão, de fato, efetivados de forma a atender o grande clamor da população no que se refere a serviços públicos nas áreas da mobilidade urbana e limpeza pública.

Edivaldo e Flávio
Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior reúne-se com governador

O foco desta ação é a destinação dos resíduos sólidos produzidos pelos municípios da região metropolitana. O governador Flávio Dino destacou que, para que as ações sejam efetivas, há uma necessidade premente que se fazer a revisão da parte institucional e legal da metropolização, para garantir que a Assembléia Legislativa receba os projetos do Governo do Estado, com o objetivo de garantir que a metropolização funcione de fato e possa beneficiar com ações de grande relevância social todos os municípios envolvidos. "Definimos prioritariamente duas vertentes práticas de trabalho: a mobilidade, por ser uma demanda crescente da população dos municípios da Grande Ilha e das cidades vizinhas, e a problemática do destino do lixo.

O Governo do Estado vai fazer essa integração entre os municípios, coordenando as ações e aportando recursos para avançarmos na área do transporte, solucionarmos a problemática da construção de aterros sanitários visando uma destinação comum e ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos por esses municípios", disse o governador. Além de São Luís, participaram também da reunião com o governador, prefeitos e representantes de prefeituras dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Bacabeira e Rosário.

De acordo com o secretario municipal de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano de São Luís, Julio Cesar Marques, já está sendo cumprida uma agenda de discussões sobre a metropolização e das ações comuns para os municípios integrantes. "As expectativas de avançarmos agora são concretas com a participação ativa do governador Flávio Dino, que se demonstrou sensível ao tema, principalmente nos que diz a projetos voltados às áreas de mobilidade urbana e destinação dos resíduos sólidos", afirmou Marques.

Levantamento

Na reunião, o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana, José Artur Cabral, informou que o órgão está concluindo um levantamento sobre todos os projetos de engenharia que já existem de fato elaborados pelos municípios que integram a região metropolitana e relacionando os projetos com recursos já assegurados pelo governo federal, para área, na capital e nos demais municípios adjacentes. "De posse dessas informações vamos poder compatibilizar os projetos conflitantes, para que posamos dar os encaminhamentos à elaboração de um plano único que atenda integralmente toda a região metropolitana, na área na mobilidade urbana", disse Cabral. Ainda segundo o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana, também estão sendo analisados todos os projetos de São Luís e dos demais municípios adjacentes, que já estão com recursos aprovados pelo governo federal, na área.

O objetivo da análise é para que o Governo do Estado, juntamente com os municípios, possa dar um direcionamento sobre quais desses projetos terão continuidade e quais ainda serão reivindicados conjuntamente, em favor das cidades envolvidas. "Já estamos também com as conversações avançadas com todas as secretarias municipais de São Luís envolvidas com esses projetos, para definirmos as prioridades e, dentro de alguns dias, anunciarmos as ações para o sistema viário e do transporte destinadas à capital", concluiu Artur Cabral.
Advertisemen