-->

Bailes de Carnaval reúnem foliões de todas as idades

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. Mais de 2 mil pessoas compareceram aos três dias de bailes da Prefeitura de São Luís, nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro, no Patrimônio Show (Centro Histórico). A programação oficial da Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, para a temporada carnavalesca deste ano teve início com a realização dos bailes de carnaval no Patrimônio Show (Centro Histórico): o Baile da Corte, o Baile dos Artistas, o Baile da Feliz Idade e o Baile do Erê.

No sábado (07), a irreverência dos foliões transformou o Baile dos Artistas em um grande baile à fantasia. A Praça da Faustina, na Praia Grande, foi o ponto de concentração, às 20h, para o cortejo dos brincantes até o Patrimônio Show. Animados pela trupe teatral Bando de Bobos e pelos blocos tradicionais Os Tremendões e Os Brasinhas, o arrastão da alegria tomou conta das ruas do Centro Histórico. O estilista Chico Coimbra, um dos principais colaboradores na realização dos bailes de carnaval nos anos anteriores, foi homenageado pelo bloco tradicional Os Brasinhas.

Bailes de Carnaval
Mais de 2 mil pessoas compareceram aos três dias de bailes da Prefeitura, nos dias 06, 07 e 08
No salão do Patrimônio, além dos adereços e máscaras que ornamentavam o espaço, foi instalada uma carruagem em referência à lenda de Ana Jansen. A instalação agradou a quem gostaria de levar um registro fotográfico do evento.

Às 22h30, o grupo Afrôs subiu ao palco para animar a festa com repertório de músicas autorais da banda, entre outros sucessos carnavalescos. Em seguida, a Corte de Momo do Carnaval de 2015 fez saudação ao público.

O tradicional concurso de fantasia do baile contou, este ano, com um júri técnico, composto pelo ator Uimar Júnior e as jornalistas Maristela Sena e Letícia Cardoso. A premiação no valor de R$ 2 mil reais atraiu um grande número de foliões que ousaram nas fantasias. Personagens como Carmem Miranda, Odalisca, Alice no País das Maravilhas, Gladiador, Chapeleiro Maluco, entre outros, dançaram ao som da banda do Laborarte, com o show Te Gruda no Meu Fofão.

Darlan William de Oliveira, fantasiado de Chapeleiro Maluco, e Maria Santos, fantasiada de O Petroleiro, receberam, respectivamente, os prêmios de melhor fantasia masculina e melhor fantasia feminina. "Eu sempre participo do concurso. Este ano resolvi fazer uma crítica social ao caso da crise da Petrobrás", disse Maria.
Além dos dois premiados com a melhor fantasia, houve também a premiação para o príncipe e princesa consorte da festa. Regina Arcanjo e Davi Ohanndsbezrgoniane foram os ganhadores, conquistando a simpatia do público. A festa foi encerrada com apresentação da banda Bandida.

Bailes para todas as idades
Na manhã do domingo (08) foi a vez dos idosos fazerem a folia de carnaval. A cantora Rosa Reis animou o Baile da Feliz Idade, no Patrimônio Show. O presidente da Func, Marlon Botão, destacou a importância dos bailes para a promoção da cultura e bem-estar da população. "Bailes como esses que trazem alegria e diversão para públicos distintos não servem apenas como entretenimento para os cidadãos. Eles promovem também a sociabilidade, o lazer e a saúde dos foliões", afirmou Botão.

A realização dos bailes da Feliz Idade e do Erê tem a parceria da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) na mobilização de usuários dos programas e projetos da secretaria com o objetivo de promover a valorização da cultura e do lazer destes públicos.

Os idosos atendidos pelo serviço Vida Ativa da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) tiveram presença confirmada no Baile da Feliz Idade. Um grupo de aproximadamente 120 idosos atendidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos territórios Maracanã, Sol e Mar e Bairro de Fátima, levaram muita animação e irreverência para o baile.

"Manifestações culturais sempre estão presentes nas atividades do Vida Ativa e a parceria com outras instituições só aumenta as possibilidades para este público da terceira idade", declarou a titular da Semcas, Andréia Lauande.

Durante o baile, foram premiados os foliões mais animados e as melhores fantasias. O evento também contou com a presença do presidente do Ipam, Raimundo Penha.
Às 16h foi a vez dos foliões mirins se divertirem ao som de músicas infantis no Baile do Erê. A banda Tribal, formada por integrantes de bloco carnavalesco do bairro da Liberdade, com figurinos de super-heróis, agitou a criançada. Show de mágica, concurso de fantasias e concurso para corte de momo mirim integraram o roteiro da festa. Houve também distribuição de sorvete, pipoca e brindes.

Cerca de 80 crianças e adolescentes atendidos pela Semcas brincaram o carnaval no Baile do Erê. Elas integram o público de usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), referendadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos territórios Janaína, São Raimundo e Bairro de Fátima.
"O acesso do nosso público a programações culturais complementa as atividades do SCFV neste período, que contam com nossos bailes carnavalescos em todos os Cras", destacou a secretária da Semcas, Andréia Lauande.
Advertisemen