-->

Luiz Pedro: Os Cinco Cubanos

Publicidade
Luiz Pedro

O episódio de reatamento diplomático entre Cuba e Estados Unidos tem um subproduto curioso e carregado de forte conteúdo humano. Falo da libertação dos últimos componentes de Los Cinco.

O caso foi abordado pelo jornalista, escritor e ex-deputado paulista Fernando Morais em seu livro Os últimos soldados da Guerra Fria. Trata-se da história de cinco cubanos, que foram enviados aos Estados Unidos como se fossem fugitivos do regime cubano, para monitorar o movimento anticastrista.

Cinco cubanos
Clique na imagem e saiba mais sobre estes cinco antiterroristas
O trabalho deles foi de grande importância para impedir uma série de atentados contra Cuba, pois os cinco se infiltraram no movimento de refugiados cubanos que faziam (e fazem) ações terroristas contra o país caribenho. Com o tempo, os cinco conseguiram fazer um completo mapa dos grupos anticastristas violentos, trabalho que o governo cubano entregou ao estadunidense, para que este coibisse a ação de grupos terroristas com base em seu território.

Ao invés de fazer isso, o governo ianque pôs a Polícia Federal (FBI) à caça dos cinco, que acabaram presos, julgados e condenados como espiões, dois dos quais à prisão perpétua. Os cubanos jamais haviam feito qualquer ato de espionagem contra os Estados Unidos, mas isso não foi levado em conta por seus julgadores.

Aldeia Global publicou sobre a reaproximação EUA-Cuba
EUA e Cuba: Anuário do descongelamento
Portugal se congratula com decisão histórica

Os cinco, que eram considerados traidores de Cuba até mesmo por seus familiares mais próximos (que desconheciam sua missão), foram imediatamente alçados à condição de heróis. Sua condenação foi criticada por democratas do mundo inteiro e condenada pela Anistia Internacional, órgão de defesa dos direitos humanos de reconhecimento mundial.

Três dos cinco cubanos permaneciam presos até agora. O anúncio do reatamento diplomático veio acompanhado da libertação destes últimos remanescentes.

Nota do editor da Aldeia: Luiz Pedro, do PCdoB, é ex-deputado estadual pelo Maranhão, ex-chefe de gabinete do governo do Estado e ex-secretário de Comunicação Social da Prefeitura de São Luís..
Advertisemen