-->

Escola da Cidade Operária ganha nova paisagem

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís, através do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) e com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (19) o processo de paisagismo da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Padre Estevam Ângelo de Souza, na Cidade Operária. Os estudantes e seus familiares participaram do plantio de mudas promovido através do Programa Cidade Jardim.

O processo de arborização da unidade escolar foi contemplado através do eixo Jardim da Minha Escola do Programa Cidade Jardim, já implementado em oito escolas da capital. A pactuação com as escolas tem o objetivo de inserir as crianças e as suas famílias no trato compartilhado com a cidade.

O presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, explica que o Cidade Jardim visa envolver todos os setores da população ludovicense no cuidado com a cidade. “É fundamental que esse cuidado partilhado se multiplique cada vez mais, fazendo com que as pessoas possam entender que o zelo com a cidade é uma responsabilidade de todos. Esse caráter participativo tem o apoio do prefeito Edivaldo e integra as ações para a melhoria da qualidade de vida em São Luís, uma das marcas da atual gestão”, destacou Borralho.

Exemplo desse processo participativo foi o envolvimento da comunidade da Cidade Operária com o paisagismo na U.E.B. Padre Estevam Ângelo, ajudando na doação de muda de diversas espécies. Enquanto o Impur concedeu mão de obra, materiais e as condições necessárias, a escola mobilizou empresas, instituições, igrejas e a população do bairro para doar árvores, plantas e flores, que foram plantadas pelos estudantes, pais e professores.

Valtemir Ribeiro, fez questão de acompanhar o filho Leandro, seis anos, e ajudá-lo a plantar as mudinhas. “Ele estava super animado, pediu até plantinha para a gente trazer e plantar. O interessante do projeto é que hoje são eles que estão plantando e, no futuro, eles trarão os filhos e poderão dizer: fui eu que plantei”, relatou, emocionado, Valtemir.

A gestora da escola, Edna Maria Cabral Silva, destacou que o Cidade Jardim fortalece o vínculo com a comunidade, já que para a implantação do programa foi necessário ser formado um comitê gestor, composto por representantes da escola, pais de educandos e moradores do bairro.

“O Programa traz a aprendizagem significativa aos alunos, a respeito do meio ambiente e da valorização, preservação e zelo com os espaços das escolas, eles ajudarão não só a plantar, mas a manter vivo o que foi plantado. O projeto só tem êxito porque conta com essa parceria e o resultado é termos um espaço mais agradável e melhoria da qualidade de vida das crianças e funcionários”, informou a gestora.

Cidade Jardim

O Programa Cidade Jardim é um macroprojeto executado pela Prefeitura de São Luís, através do Impur com a colaboração de outras 12 secretarias e fundações da administração municipal, empresas privadas e a população. O objetivo é realizar intervenções para ampliar o número de áreas verdes na cidade, melhorar a qualidade de vida para a população e fomentar o turismo acrescentando mais atrativos à cidade.

A meta do Programa é ao fim da gestão totalizar 20 rotatórias adotadas, assim como a adoção de 40 praças, arborização de 30 km de canteiro central em avenidas e o plantio de 1 milhão de árvores. O Cidade Jardim está estruturado em oito eixos: Jardim da Minha Empresa, Jardim da Minha Escola, Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada e Minha Árvore.

Cidade Jardim
Alunos recebem mudas para plantio na Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) da Prefeitura de São Luís
Cidade Jardim
Jardim da Minha Escola empolga alunos da U.E.B. Padre Estevam Âmgelo de Souza na Cidade Operária
Cidade Jardim
Uma nova consciência de preservação com o programa Cidade Jardim da prefeitura da capital
Advertisemen