-->

Veja a programação da Semana do Trânsito 2014

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís promove a partir desta quinta-feira (18) agenda de atividades pela Semana Nacional de Trânsito, que será realizada até o dia 25 deste mês. O tema da campanha deste ano é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. O evento está sendo organizado através da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) e do Comitê Vida no Trânsito.

O titular da SMTT, Canindé Barros, lembra que a programação está alinhada com as ações propostas pela Prefeitura para a segurança do trânsito na capital. “Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a secretaria está implantando várias ações educativas na cidade, cuja preocupação principal é levar aos futuros motoristas e pedestres a concepção de um trânsito mais humano para a nossa São Luís”, explica Canindé Barros.

Entre os objetivos do evento está a mobilização da sociedade sobre a adoção de atitudes seguras no trânsito para conter a violência viária na capital. Além disso, o evento também prevê uma série de ações para sensibilização dos condutores e pedestres quanto à importância do respeito às normas de segurança no trânsito para reverter os índices de acidentes.

As atividades promovidas durante a Semana Nacional de Trânsito reforçarão as ações que já são desenvolvidas na capital maranhense através do Projeto Vida no Trânsito. O projeto é uma campanha global criada para implantar ações estratégicas que diminuam os altos índices de óbitos causados por acidentes de trânsito registrados em todo o mundo.

A abertura da Semana Nacional de Trânsito será realizada às 9h desta quinta-feira no Hotel Veleiros, na Ponta D’Areia. Os palestrantes do primeiro dia da programação serão o secretário Canindé Barros; o coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, Francisco Moura; e a professora Nádia Rodrigues, que ministrará a palestra com o tema “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

Durante oito dias serão realizadas várias atividades coordenadas pela SMTT e Comitê Vida no Trânsito, com apoio da empresa Vale, Conselho Municipal e Estadual do Idoso, Sest/Senat, SOS Vidas, Universidades, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Promotorias.

Programação do Evento

Quinta (18)
Abertura da Semana Nacional de Trânsito e Palestra “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, ministrada pela professora Nadia Rodrigues, arquiteta urbanista, especialista em Ergonomia, mestre em Engenharia Urbana e doutoranda em Arquitetura. A partir das 9h, no Hotel Veleiros, na Ponta D’ Areia.

Sexta (19)
Lançamento de campanha educativa permanente de motociclistas no auditório da Grande Loja Maçônica do Maranhão (Glema), no Bequimão, das 9h às 10h30.

Sábado (20)
Caminhada pela Vida em memória às vítimas do trânsito na Avenida Litorânea, a partir das 15h.

Segunda-feira (22)
Blitz educativa na faixa de pedestre em frente ao Shopping da Ilha, na Avenida Daniel de La Touche, no horário das 8h às 10h e das 16h às 17h30.

Terça-feira (23)
Seminário “Longevidade com Dignidade”, no Parque do Bom Menino, no Centro, a partir das 8h30.

Quarta-feira (24)
Blitz educativa na faixa de pedestre em frente ao Shopping Tropical, na Avenida Colares Moreira, no Renascença II, no horário das 8h às 10h e das 16h às 17h30.
Advertisemen