Redes sociais incentivam doações de sangue

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Doação de Sangue
O que começou como uma brincadeira nas redes sociais de algumas prefeituras do país,
inclusive da Prefeitura de Manaus, virou assunto sério e vai ajudar a salvar muitas vidas.
D24am

Rio de Janeiro, RJ. A vontade de doar sangue levou, neste sábado (27), o bombeiro carioca Kleber Aleixo ao Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira de Cavalcanti (Hemorio). Ele costuma incentivar os amigos a fazerem doações.

“A doação de sangue é algo bem explícito. Você doa, não sabe para quem vai, mas sabe que está fazendo o bem. Também sou doador de medula e de órgãos. Está na minha carteira de identidade. Fazer o bem é bom porque é nosso dever de ser humano”, disse.

Mas não foi só o fato de ser doador que fez Kleber ir, neste sábado, junto com dois colegas de profissão ao Hemorio. O bombeiro, que também é estudante de Engenharia Industrial de Controle e Automação, viu no Facebook a campanha de doação de sangue “Casamento Vermelho”, que ocorre hoje no Rio e em Curitiba. A ação é resultado da união virtual entre as duas cidades.

A partir de uma mensagem da prefeitura de Curitiba na rede social dizendo que aceitava pedidos de casamento, a hashtag #AceitaCuritiba, passou a ter milhares de compartilhamentos.

O pedido de casamento foi oficializado no dia 18 e outras prefeituras também participaram e de forma descontraída, cederam igrejas para celebrar a união, se ofereceram para padrinhos e até para uma lua de mel.

As duas cidades procuraram aproveitar tanta repercussão para incentivar as doações de sangue. Para a diretora-geral do Hemorio, Simone Silveira, as redes sociais têm sido um canal importante para a veiculação da doação regular de sangue de uma forma espontânea.

“Em janeiro deste ano, vimos o fenômeno dos rolezinhos do bem acontecendo em vários hemocentros e aumentando os estoques, que estavam muito baixos. Experiências criativas e inovadoras como esta só tendem a ampliar a percepção da população para a importância da doação de sangue”, analisou.

O biomédico Wallyd Kalluf Koury, do Hemobanco de Curitiba, disse que o movimento de doadores aumentou por causa da campanha.

“Hoje vieram várias pessoas que não doavam. Então esta campanha está trazendo os novos doadores, o que é nosso verdadeiro intuito. A gente precisa que esses voluntários se fidelizem. A gente já está pelo menos 30% a mais do que o normal de sábado”, disse.

Koury achou interessante as manifestações na rede social após as doações. Ele revelou que muitos comentavam que tinham acabado de doar e ainda incentivaram os amigos. “Com certeza, agora a gente vai ter um aumento significativo de estoque e vamos poder atender a todos os pacientes”, revelou.

Por ser carioca e morar em Curitiba há 20 anos ele achou importante o casamento entre as duas capitais. “Vai trazer um benefício paras as duas cidades”, completou.

Para ser doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis. O doador tem que pesar mais de 50 quilos e levar um documento de identidade com foto (original). Não é necessário estar em jejum. Basta não ter consumido bebida alcoolica nas últimas 12 horas e ter se alimentado com comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação. Todo material é descartável, portanto, não existe o risco de contrair doenças doando sangue.

Em Manaus, também teve mobilização. Segundo a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que fica na Avenida Constantino Nery, a medida vai ajudar a aumentar o estoque de sangue enquanto estão sendo realizados, na capital, os mutirões de cirurgia.

“Fazemos um apelo para que todos possam fazer parte desse casamento simbólico e nos ajude a aumentar o nosso estoque, principalmente, as pessoas de tipologia sanguínea A+ e todas de fator Rh- porque existe uma carência muito grande desses tipos menos comuns”, completou a subgerente de Captação de Sangue da Fundação Hemoam, Eleonora Araújo.

A ação que, inicialmente, duraria apenas um dia será estendida até o próximo sábado, 4 de outubro.

“A Prefeitura de Curitiba é referência em mídias sociais por dar um ar mais descontraído na interação com os usuários e, por conta disso, sempre é pedida em casamento pelos internautas e acabou aceitando o pedido da Prefeitura do Rio de Janeiro. Entramos nessa história como a “mulher traída”, já que temos uma relação forte nas redes sociais com a Prefeitura de Curitiba, mas, brincadeiras à parte, estamos muito felizes em ser madrinha dessa iniciativa que é muito importante”, explicou a analista em mídias sociais da prefeitura, Tayara Wanderley.

Já no primeiro dia da ação, dezenas de pessoas compareceram ao hemocentro, como o motorista de caminhão Maglisson Pereira, que se disse feliz em ajudar outras pessoas.

“Valeu muito a pena, porque é sempre bom ser solidário ao próximo. Essa não é a primeira vez que estou doando sangue. Vim por conta de uma amiga e sempre que for preciso estarei aqui de novo”, comentou.
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