-->

Prefeitura e Instituto Alcoa levam alunos a Festival Geia

Publicidade
São José de Ribamar
Além das oficinas e rodas de leitura do Festival Geia, os estudantes
puder m conhecer os pontos turísticos da cidade de São José de Ribamar
Carolina Nahuz

São Luís, MA. Estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Artur Azevedo, da Vila Cabral Miranda, em Pedrinhas, participaram do Festival Geia de Literatura, na cidade de São José de Ribamar. A ida dos estudantes nesta sexta-feira (29) ao evento faz parte das ações do Projeto Ecoa, desenvolvido pelo Instituto Alcoa em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed).

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou o empenho do prefeito Edivaldo em firmar parcerias que tragam benefícios às crianças e adolescentes de São Luís. “Os educadores e educadoras da equipe da Semed são valorosos, competentes e dedicados, conseguindo potencializar os resultados do seu trabalho quando se unem a importantes parceiros, como é o caso do instituto Alcoa”, destacou Castro.

Além das oficinas e rodas de leitura do Festival Geia, os estudantes do 5º ano da U.E.B. Artur Azevedo também puderam conhecer os pontos turísticos da cidade balneária de São José de Ribamar, já que a maioria deles ainda não havia visitado a cidade. “É um lugar lindo. Gostei muito de visitar a igreja e a praça em frente, onde está acontecendo o Festival”, comentou Dandara Glória Ferreira dos Santos, 10 anos.

A U.E.B. Artur Azevedo participa do Projeto Ecoa desde 2013. “Para nós é uma grande alegria participar do projeto pelo segundo ano consecutivo. A contribuição tem sido não só para nós gestores, e para alunos e professores, mas para toda a comunidade. Alguns alunos já até viajaram pelo projeto para outras cidades e outros dão palestras sobre sustentabilidade”, comentou a gestora da escola, Sherlene Araújo Farias.

Uma das atividades já desenvolvidas na escola este ano pelo projeto foi uma visita à comunidade para mapeamento da área através de critérios de sustentabilidade. Depois da visita, os alunos fizeram a planta do bairro, identificando os pontos positivos e negativos da região.

O Projeto Ecoa tem proporcionado aprendizado nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade tanto para os alunos quanto para os gestores e professores do Ensino Fundamental de seis escolas municipais – todas da zona rural – que participam das atividades. Para a técnica de Acompanhamento do Núcleo Rural da Superintendência de Ensino Fundamental da Semed, Maria de Jesus Marinho, o projeto tem sido de suma importância para as escolas, especialmente na formação de professores e gestores.

“A metodologia trabalhada permite que o professor insira temáticas de meio ambiente e sustentabilidade ao conteúdo da disciplina ministrada em sala de aula, de forma lúdica e pedagógica, valorizando o aprendizado”, ressaltou Maria de Jesus.

Parceria

Transformar os professores da rede pública municipal em agentes multiplicadores da educação ambiental em suas escolas. Esse é o principal objetivo da parceria firmada entre o Instituto Alcoa e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O programa Ecoa visa despertar tanto nos educadores quanto nos estudantes a consciência para o uso correto dos recursos naturais disponíveis. Na prática, a parceria tem permitido que os professores de seis escolas da zona rural participem de formações continuadas em educação ambiental.
Advertisemen