-->

Marina seria “muito pior” no 2º turno do que Aécio

Publicidade
Daniela Martins, Blog do Kennedy

O tema do comentário no “Jornal da CBN” foi a avaliação que PT e PSDB fazem das chances de Marina Silva na disputa presidencial. Pesquisas internas dos dois partidos mostram que Marina conseguiu ocupar um segundo lugar isolado, fora da margem de erro. Dilma Rousseff (PT) segue na liderança. Aécio Neves (PSDB) cai para o terceiro lugar. A pesquisa Ibope que será divulgada na próxima terça-feira (hoje) deve trazer números mais favoráveis à Marina Silva (PSB) nas simulações de primeiro e de segundo turno. O ex-presidente Lula disse, em reunião com a presidente Dilma, que Marina é “muito pior” de ser enfrentada numa segunda etapa do que Aécio.

A avaliação de que o bom desempenho de Marina Silva nas pesquisas se deve à comoção pela morte trágica de Eduardo Campos não é correta. Ela já aparecia no patamar de 20% de intenção de voto em pesquisas anteriores ao acidente. Marina já havia recebido 20 milhões de votos em 2010. Sempre foi uma candidata mais competitiva do que Campos. Aceitou a posição de vice no PSB apenas por não ter conseguido criar seu partido político. Como candidata, ela representa uma opção mais clara para cerca de 70% dos eleitores que manifestam desejo de mudança.

O PSB enfrenta uma crise interna real. Marina Silva é maior do que o partido. Carlos Siqueira, nome de confiança de Eduardo Campos, abandonou a campanha. A perda de aliados em Estados ligados ao agronegócio é preocupante. Mas, Marina está se cercando de nomes capazes de amenizar a desconfiança do empresariado na área econômica. Está dando os recados que o mercado deseja ouvir. Neca Setúbal, uma das coordenadoras do programa de governo, afirmou em entrevista à Folha que Marina vai abraçar a proposta de autonomia do Banco Central, defendida por Campos.
Advertisemen