-->

Escolas da zona rural ganham melhorias

Publicidade
Tarsila Machado

Timon, MA. Capacitações realizadas com os gestores escolares de Timon têm apresentado bons resultados, e é possível identificar, na maioria das escolas que possuem programas do Governo Federal, a correta aplicação de recursos para melhoria na qualidade das estruturas físicas. Em visita à zona rural do município na tarde da última terça-feira (26), a secretária de educação, Dinair Veloso, conheceu de perto as melhorias que estão sendo realizadas pelos diretores de escolas da rede municipal de ensino.

Escola Santa Ana em Timon recebe visita de gestores da Educação
O auxílio do governo federal na disponibilização de programas como o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) tem garantido a muitas escolas um bom desenvolvimento e as melhorias necessárias para o ensino. A Semed, em busca de esclarecer as particularidades de cada programa ofertado pelo governo federal, promove constantemente capacitações com os gestores escolares, como forma de garantir o correto fornecimento de informações sobre o funcionamento e aplicação dos recursos financeiros enviados.

Na tarde de ontem (26), a secretária de educação, Dinair Veloso, visitou escolas da zona rural de Timon e, na oportunidade, pode ver de perto ações que foram realizadas em escolas que recebem o PDDE. Um exemplo é a U. E. Santa Isabel, no povoado Itaguará, que foi reformada e climatizada com recursos financeiros do PDDE. Outro bom exemplo é a U. E. Boa Esperança, no povoado Encarnadinho, que foi totalmente reformada através da aplicação de recursos do PDDE Campo, PDDE, Mais Educação, com parceria do setor de Infraestrutura da Semed.

Além das escolas citadas, a secretária anda visitou a U. E. Santa Ana, no povoado Mundo Novo, U. E. Inácio de Goes, no povoado Bacuri, U. E. Jamil de Miranda Gedeon, no povoado São José dos Cacetes, e U. E. Simeão da Silva, no povoado Copacabana.

A secretária de educação comentou que foi muito gratificante ver os resultados positivos nas escolas visitadas. “A visita foi muito proveitosa. Visitamos várias escolas e verificamos que as formações continuadas que estamos oferecendo para diretores, supervisores e professores estão servindo para que eles entendam a utilização correta do PDDE. Encontramos escolas, como a do povoado Itaguará, que já está com as duas salas de aula climatizadas, pintada e bem cuidada”, comenta Dinair.

A coordenadora de Programas e Projetos da Semed, Requelina Oliveira, afirma que, mesmo com a disponibilidade de muitos programas, é importante que as capacitações para orientar os gestores escolares sempre aconteçam, para dar mais segurança na aplicação dos recursos e, com isso, trazer mais melhorias. “Ficamos satisfeitos em saber que está dando certo e que os diretores têm garantido aos alunos a possibilidade de estarem em um ambiente escolar saudável e com mais conforto. Os programas, sem dúvida, são uma importante ferramenta de auxílio na construção de um desenvolvimento das escolas”, disse Requelina.
Advertisemen