-->

Tucanos paulistas deixam população sem água

Publicidade
Estiagem


Nível do Cantareira cai para 15,9%


R7

O volume de água do Sistema Cantareira recuou 0,2% e do Alto Tietê 0,1% neste domingo (27). Segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o Cantareira chegou aos 15,9% — ficando abaixos dos 16% pela primeira vez — enquanto o Alto Tietê atingiu a marca de 21,5%. Com volume um pouco mais elevado que os demais, o Sistema Guarapiranga também apresentou diminuição e o manancial chegou aos 66,1%.

Após a utilização do volume morto do Cantareira, chegou a vez do Sistema Alto Tietê ter a reserva técnica que fica abaixo das comportas usada. Admitindo o esgotamento do segundo principal manancial que abastece a Grande São Paulo, a Sabesp anunciou, na última segunda-feira (21), que pretende retirar 25 bilhões de litros das reservas profundas de duas das cinco represas que formam o sistema.

Cinco meses após ter iniciado o "bombardeio" de nuvens para tentar fazer chover no Sistema Cantareira, a Companhia vai repetir a estratégia no Alto Tietê. A concessionária assinou um novo contrato com a empresa Modclima, no valor de R$ 3,68 milhões, para induzir chuvas artificiais sobre as represas do segundo maior manancial da Grande São Paulo.

Mais volume morto

247

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) apresentou uma proposta polêmica para garantir o abastecimento no sistema Cantareira até 2015.

A concessionaria quer aval para captar mais 116 bilhões de litros de reserva profunda dos reservatórios, além dos 182,5 bilhões que já estão sendo sugados desde julho e devem acabar entre outubro e novembro. A medida pode deixar o manancial negativo em 30% para o início do ano. No começo de 2014, a capacidade do Sistema era de 23%.

São Paulo também prevê usar mais do volume de outros reservatórios para suprir as carências do Cantareira. Nas represas Jaguari-Jacaréi, a Sabesp quer retirar mais 90 bilhões de litros represados. Os mananciais que tem hoje 82% da capacidade ficarão com apenas 4% do seu volume total.

Nota do editor da Aldeia: Tucano bom, mesmo, somente os do Maranhão!
Advertisemen