-->

Pronatec: curso de psicultura tem resultados positivos

Publicidade
Tarsila Machado

Timon, MA. Moradores do povoado de Campo Grande, na zona rural de Timon estão satisfeitos com os resultados do curso de piscicultor, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e executado pela a Prefeitura de Timon através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Os 13 alunos que, concluíram o curso, em Junho, tiveram a oportunidade de aprimorar os conhecimentos na área e até mesmo iniciar na profissionalização.

Curso  do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Angela Maria Pinto de 19 anos, já comemoram os resultados, ela aprovou o curso e agora pensa em se aperfeiçoar cada vez mais.

“Aprendemos técnicas muito importantes, para mim o curso foi completo, pois poderemos trabalhar com mais segurança no manejo do peixe tambaqui”, afirmou Angela.

Silvana dos Santos também aprendeu uma nova profissão, ela já trabalhava com o pai no cultivo de peixes.

“Agora vou poder exercer com mais critério o que aprendi, pois as técnicas são muito mais complexas do que eu pensava”, falou Silvana

O curso teve início no dia 16 de junho, com carga horária de 160 horas/aula. Os alunos inscritos receberam todo o material didático (mochila, caderno, livro, estojo) e prático (blusa, boné, avental e bota) para a realização das aulas, que foram realizadas na associação de moradores do povoado.

O coordenador do Pronatec, Tiago Bezerra informou que os técnicos que ministraram o curso continuam acompanhando o grupo que se profissionalizou. “Os técnicos se reúnem com o grupo todos os meses, eles são acompanhados para que o resultado dos cursos se transformem em feitos positivos”, afirmou o coordenador.

Pronatec

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Atualmente, mais de 60 pessoas de diversos cursos, como, por exemplo, de cozinheira, almoxarife, mecânico de automóveis, auxiliar de pessoas, garçom entre outros, realizados em Timon no segundo semestre de 2013 estão inseridas no mercado de trabalho. Para este ano, o Pronatec espera autorização do Ministério da Educação (MEC) para abrir mais vagas para a população.

O No próximo mês de agosto serão abertas novas inscrições para os cursos do Pronatec. Os interessados devem se enquadrar no seguinte perfil: Ter de 16 a 59 anos, ser beneficiário de algum programa social do Governo Federal e ter necessidades especiais.

As pessoas interessadas em participar dos cursos do Pronatec devem procurar a coordenadoria do Pronatec que fica na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) ou nos CRAS de Timon. Outras informações podem também serem adquiridas através do telefone 3212.5430.
Advertisemen