-->

São Luís dobra capacidade de exames com novo tomógrafo

Publicidade
Tomógrafo

Carolina Nahuz

São Luís, MA. Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo de reestruturação da rede municipal de saúde, o Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II) foi equipado com um novo tomógrafo computadorizado. O equipamento começou a ser utilizado este mês e permite uma visão detalhada de pequenas estruturas do corpo e, em consequência, a realização de exames de maior complexidade, além de dobrar a capacidade de realização de exames de imagem para 1,6 mil por mês.

“A atual gestão encontrou no Socorrão II um tomógrafo com quinze anos de uso que não responde mais às demandas que a rede de urgência do município têm atualmente; por isso, o prefeito determinou a compra de um aparelho moderno que vai aumentar a precisão no diagnóstico e ampliar a clientela que hoje atendemos”, explicou a secretária de Saúde, Helena Duailibe.

O equipamento atual é do tipo Aquilion CXL da Toshiba com 128 canais, tecnologia moderna, e será utilizado para diagnósticos a pacientes internos e também para os atendimentos das unidades mistas de saúde. O processo de investimentos para melhoria da qualidade do atendimento incluiu a requalificação dos espaços físicos. O setor de Radiologia do Socorrão II foi reformado, revitalizado e climatizado.

A diretora-administrativa do Socorrão II, Dorinei Câmara Silva, informou que foram recuperados 10 leitos da enfermaria do centro cirúrgico e realizada a pintura de toda a área da clínica médica. “Dessa forma, conseguiremos atender a população com ainda mais qualidade”, disse a diretora.

Atualmente, o Socorrão II tem 216 leitos e o projeto de expansão prevê a implantação de mais 11 leitos na UTI e 40 leitos no centro cirúrgico, dobrando a capacidade de atendimento. Em 2013, atendendo às ações determinadas pelo prefeito Edivaldo, a administração municipal aplicou 26,41% dos recursos próprios na Saúde.
Advertisemen