-->

Julião, Aldionor e D. Gilberto recebem prêmio do PCdoB

Publicidade

Ainda Joisiane Gamba e Jacó são agraciados com o José Moreira Mochel


Camila Rocha

São Luís, MA. O PCdoB Maranhão realiza na próxima sexta (06) a cerimônia de entrega do prêmio José Augusto Mochel 2013. A premiação é uma homenagem a políticos, lideranças da esquerda e entidades da sociedade civil que tenham se destacado no campo da luta democrática e popular no estado.

Julião Amin Castro, Aldionor Salgado, Joisiane Gamba, D. Gilberto Pestana e Jacó (militante histórico PCdoB) serão os agraciados com a premiação. Também acontecerão homenagens póstumas a Nonatinho, líder camponês assassinado na década de 80, e Epaminondas Gomes de Oliveira, assassinado pela ditadura militar.

Direto da Aldeia Global publicou sobre Prêmio:
2012 - Premiação do José Augusto Mochel homenageia oito
2010 - PCdoB e Flávio Dino entregam prêmio Augusto Mochel

Na categoria "entidades” a homenagem será feita ao Movimento Interestadual das Quebradeiras de Côco Babaçu (MIQCB). Esta será a sétima edição do evento que também já homenageou personalidades como Manoel da Conceição, Neiva Moreira, César Teixeira e Dom Xavier Giles. O evento de entrega acontece a partir das 18h, no hotel Abbeville (São Francisco).

A premiação foi criada pelo PCdoB-MA e o então deputado federal Flávio Dino em 2007. As homenagens reverenciam a memória do líder comunista José Augusto Mochel, que faleceu em 25 de março de 88, em São Paulo. Mochel foi militante do movimento estudantil secundarista e universitário, marcando sua atuação no combate à ditadura militar.

Direto da Aldeia Global transmitiu entrevista ao vivo com Aldionor Salgado


Mochel participou ativamente da luta pela redemocratização, apoiou as lutas de resistência camponesa num momento de graves conflitos pela posse da terra. Participou da luta pela anistia e ajudou a fundar a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos.
Advertisemen