-->

Governo de Roseana triplica a violência em 2 anos, diz Anuário

Publicidade
Camila Rocha, Maranhão da Gente

A violência no Maranhão triplicou nos últimos dois anos. O levantamento feito pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que o estado foi um dos que apresentou maior crescimento no índice de violência: entre 2009 e 2011 somando-se a taxa de homicídios e o de latrocínios chegamos a um assustador crescimento de 259,3%.

Os dados compilados pelo Ministério da Justiça juntamente com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam um grave problema para o estado. Sem uma política pública correta na prevenção e repressão de crimes, o estado emerge em mais um problema social grave.

Direto da Aldeia recomenda leitura:
Anuário Brasileiro de Segurança Pública [Arquivo PDF] (Visualizar, Download)

Nos primeiros três meses de 2013, foram contabilizados 161 homicídios somente na região metropolitana de São Luís. Neste fim de semana, foram 17 assassinatos. Os dados são estarrecedores e expõem uma das chagas atuais do estado, sistematicamente escondida pelos meios de comunicação.

O Maranhão viu crescer, nos últimos dois anos, sua taxa de homicídios de forma desenfreada. O que se percebe pela recorrência dos fatos, seja na quantidade de boletins de ocorrência registrados ou pelo número de casos não desvendados é que houve o crescimento estarrecedor da violência.

Essas fontes de informação atestam que a taxa de homicídios, o dado mais confiável para medir a violência, somente entre 2010 e 2011, apresentou um crescimento de 11,2%. A variação na taxa de latrocínios [mata-se para roubar] foi de 248,1%, a segunda maior variação do país, perdendo apenas para Minas Gerais, que apresentou uma variação de 458,8% no mesmo período.

Clique na imagem para ampliar e ganhar nitidez
Advertisemen