-->

Fluxo e Refluxo: Naves gémeas colidem com a Lua na segunda

Publicidade
TVI24

Ebb (Fluxo) e Flow (Refluxo) são duas naves espaciais gémeas que se preparam para colidir com a Lua durante a tarde de segunda-feira.

Fazem parte da missão espacial de recolha de dados Grail, que começou em março e que consistiu em orbitar a Lua com o objetivo de obter uma mapa de alta resolução do campo gravitacional lunar.

Ebb e Flow na órbita da Lua com a Terra ao fundo
Missão cumprida. Chegou a hora da destruição controlada dos aparelhos, em solo lunar. É o que pretendem os especialistas da Nasa.

A ideia é fazer cair o primeiro aparelho, Ebb , 20 segundos depois, Flow. Cada uma destas sondas tem o tamanho de uma máquina de lavar e pesam 200 quilos. Vão cair à velocidade de 1,7 quilómetros por segundo.

No início, estas naves espaciais estavam a uma altitude de 55 km acima da superfície da Lua, sendo que, a partir de 30 de agosto, baixaram para os 23 km de altitude.

Importante será manter os motores ligados até ao momento da destruição, de forma a que os especialistas da Nasa saibam quanto é que sobrará de combustível. Um dado importante para calcular o consumo em missões futuras e para que possam ser mais eficientes.

Nota do Editor: A colisão é à tarde em Portugal e pela manhã no Brasil.
Advertisemen