-->

AIL faz balanço positivo do 10º Salimp

Publicidade
Domingos Cezar, Assessoria Comuniação - Prefeitura de Imperatriz

A diretoria da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) fez um balanço positivo dos nove dias em que a cidade de Imperatriz se tornou a capital nacional da literatura, com a realização do 10º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). De acordo com Marcelo Pavanin, coordenador da RPS Eventos, empresa que realiza o circuito nacional dos salões de livros em todo o Brasil, cerca de 110 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções, local de realização do evento artístico e literário.

Cerca de 110 mil pessoas visitaram toda estrutura do Salão do Livro de Imperatriz
Para a presidente da AIL, Edna Ventura, o evento foi grandioso em todos os aspectos, pois segundo ela, as milhares de pessoas se dividiam pelo corredor dos estandes, apreciando as exposições fotográficas, os quadros de diversos artistas plásticos de Marabá, as mostras de filmes e documentários, assistiam as palestras no Café Literário, ou participavam das recreações e dos shows musicais que se realizam na Arena Multicultural.

“E isso tudo acontecia paralelamente nos diversos setores do Salão do Livro, com a participação de grande público”, afirma Edna Ventura, ressaltando que, mesmo estando no fim do primeiro período escolar, foi muito grande a presença das escolas particulares, municipais, estaduais, federais e das faculdades e universidades. “As palestras promovidas pelas faculdades e universidades no Café Literário, enriqueceram e engrandeceram o Salimp este ano”, reconhece a presidente.

“Destaco também o empenho do confrade Zeca Tocantins que coordenou os shows e trouxe para o Salimp grandes artistas que embalaram e alegraram as noites do Salimp”, afirma a presidenta. Edna Ventura, que é professora do município, disse que embora a maioria dos trabalhadores ainda não recebeu o salário, a vendagem de livros teve o êxito desejado, “pois terminamos o evento sem que recebêssemos uma reclamação de algum expositor”, afirma.

Marcelo Pavanin, da RPS Eventos informa que houve um aumento de 10% no número de visitantes, o que vem comprovar o interesse das pessoas em adquirir conhecimento, seja através dos livros, ou por intermédio das palestras proferidas por excelentes palestrantes nas mais diversas áreas da educação, da cultura e das artes. Segundo Pavanin, somente este ano sua empresa realizou nove salões de livros por vários estados do país.

“O circuito das feiras acontecei apenas nas capitais, entretanto, Imperatriz foi a primeira cidade a entrar neste circuito literário servindo de exemplo para outras cidades que já se mostraram interessadas a entrar”, diz Marcelo Pavanin. Ele observa que Imperatriz tem outra faceta: “O Maranhão é o único estado do Brasil, onde o Salão do Livro de uma cidade é maior do que o da capital”, afirma Marcelo, destacando o patrocínio do Governo Federal, por intermédio da Eletrobrás.

O 10º Salão do Livro de Imperatriz contou com a participação de 50 expositores, que correspondem a 350 editoras representadas, com milhares de títulos dos mais diversos gêneros. De acordo com Marcelo Pavanin, os expositores apresentarão por toda essa semana um balanço das vendas efetuadas nesta feira, cujo relatório será encaminhado para a Academia imperatrizense de Letras, entidade realizadora do evento, para o conhecimento dos acadêmicos e da comunidade em geral.

Encerramento
A solenidade de encerramento contou com a presença do prefeito Sebastião Madeira que também prestigiou o sarau poético musical apresentando pelos acadêmicos e convidados. Na oportunidade, a presidenta da AIL, Edna Ventura agradeceu a todos que colaboraram direta ou indiretamente com a realização do evento literário, “de forma especial minha família, as escolas que trouxeram seus alunos, os expositores, todos que trabalharam com dedicação e ainda nossos patrocinadores como a Eletrobras, Governo do Estado e Prefeitura de Imperatriz”, concluiu emocionada.

Por sua vez, o prefeito Sebastião Madeira disse de sua satisfação de que esse evento tenha ocorrido dentro de sua administração, ressaltando que a Prefeitura sempre está disposta a apoiar eventos culturais, “principalmente o Salimp que leva de forma positiva o nome de Imperatriz para todo o Brasil”, disse Madeira, acrescentando que, “espero que no próximo ano esteja como prefeito desta cidade para que possamos ajudar a realizar esse grande evento”, concluiu.
Advertisemen