-->

Morte do filho de Flávio Dino comove o Brasil

Publicidade
por Frederico Luiz

Em todo o país, manifestações de solidariedade, notas de pesar, notícias, sobre a morte prematura de Marcelo Dino Fonsêca mobilizaram os meios de comunicação tradicionais e as redes sociais.

Dilma se solidarizou com Flávio, na reunião de hoje do Conselho Político
Conforme informou Tales Faria de O Poder Online, colunista ancorado no iG:

A presidenta Dilma Rousseff pediu um minuto de silêncio, durante reunião do Conselho Político, para homenagear o filho do presidente da Embratur, Flávio Dino.

Emocionada, a presidenta disse que tem uma filha que sofre da doença e imagina a dor que a família de Dino esteja sentindo.

Márcia Xavier, de O Vermelho, registrou parlamentares que manifestaram hoje sobre a morte trágica do filho do presidente da Embratur, além do presidente nacional do Partido Comunista do Brasil, Renato Rabelo.

“Todo o PCdoB está comovido, sofrendo e indignado junto com Flávio Dino pela dor da perda de seu filho”, disse o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, sobre a morte do filho de 13 anos, Marcelo Dino, vítima de uma crise de asma. Os deputados se revezaram no microfone do Plenário da Câmara dos Deputados , na tarde desta terça-feira (14), para prestarem solidariedade e apoio ao ex-deputado e atual presidente da Embratur, Flávio Dino.

Marcelo Dino, filho de Flávio Dino e Deane
Segundo os parlamentares, o episódio, além da dor que provoca na família, incomoda a sociedade pelos questionamentos que gera sobre o atendimento médico na capital federal.O deputado João Ananias (PCdoB-CE), que é médico, questionou porque não foi evitado o óbito da criança. Segundo ele, além da dor imensa que causa à família, o fato incomoda a sociedade.

“Quero também manifestar minha inquietação e meu repúdio a fatos que vêm se repetindo em hospitais desta Capital, inclusive nos mesmos hospitais. Há menos de um mês morreu um funcionário do Ministério da Fazenda e agora um garoto de 13 anos, que dormiu na UTI por causa de uma crise de asma, no outro dia pela manhã tomou uma medicação, de repente começou a sentir-se mal e não foi socorrido. Não impediram que essa criança fosse a óbito?”, indagou Ananias.

Daniel Almeida (PCdoB-BA) também questionou o fato. “Um fato que exige explicação, é preciso investigar se houve erro”, disse, acrescentando que “o erro não repara a dor que queremos manifestar nesse momento. É difícil imaginar a dor que sente um pai ao perder um filho de 13 anos”.

O deputado Danilo Fortes (PMDB-CE) disse que já conhece as dificuldades de atendimento médico pediátrico na Capital Federal. E que a Câmara precisa se manifestar sobre o atendimento de saúde em Brasília. “Eu também tenho filho criança aqui em Brasília, e uma vez, num final de semana, precisei me socorrer de uma pediatria e vi o sofrimento que é para uma família poder ter um tratamento digno para uma criança na Capital da República”.

O presidente da Comissão de Turismo, deputado Jonas Donizete (PSB-SP) transmitiu as condolências ao Presidente da Embratur, Flávio Dino, que já foi deputado nesta Casa. Hoje Flávio Dino vive um dia muito duro: perdeu seu filho de 13 anos, Marcelo Dino, que, diante de uma crise de asma, foi levado ao hospital, mas não sobreviveu.

Os deputados José Airton (PT-CE), Dr. Aluízio (PV-RJ), Costa Ferreira (PSC-MA), entre vários outros, de todos os partidos, manifestaram solidariedade e apoio ao ex-deputado. “Toda a Casa se solidariza com a dor de Flávio Dino que ele carregará por toda a sua vida”, disse o deputado Dr. Aluízio.

Produzida pela Agência O Globo, a nota da morte de Marcelo, veiculada em Pernambuco.com que remete para o Diário de Pernambuco (jornal mais antigo em circulação no país),  às 19h55min estava na terceira posição entre as Mais Populares do Google Notícias.

Clique na imagem para ganhar nitidez
Ontem, no Twitter, Flávio Dino, que até às 20h27min contava com 10.101 seguidores, demonstrava toda a sua disposição para começar a semana que antecede o carnaval.

No Maranhão, sua terra natal, a repercussão foi gigantesca. Um estado de luto entre todos.

O vice-governador Washington Luís postou no Facebook:

Boa tarde. Foi com grande consternação que recebi a notícia, logo cedo, do falecimento do filho do Flávio Dino. Sei do grande amor de Flávio e Deane pelo seus filhos e não consigo nem conceber o quando eles estão sofrendo. Neste momento peço a DEus que lhes dê conforto e muita força.

A sua companheira de chapa, candidata a vice-governadora, Miosótis Lúcio, está em Brasília-DF para o velório que começou às 19h no salão 10 do cemitério Campo da Esperança. O sepultamento é amanhã às 10h no mesmo local.

Ela antecipou sua coluna de quarta-feira no Blogue para se solidarizar com Flávio Dino.

Miosótis reproduziu versos de Itamar Assumpção e Vera Ruiz

Devia ser proibido
Itamar Assumpção e Alice Ruiz

Devia ser proibido
Uma saudade tão má
De uma pessoa tão boa

O poema completo, aqui.

O deputado estadual Carlinhos Amorim, líder do Bloco PDT-PSDB, agora à tarde enviou para o pai de Narcelo Dino, a seguinte mensagem por SMS:

Meu caro Flávio, 

Apresento profundo sentimento de pesar pelo ocorrido. Que Deus possa te dar forças para ao lado de sua família fazer essa dolorosa travessia.
Deus é maior.

Um forte abraço. Carlinhos Amorim e Família.

Outros deputados estaduais se manifestaram sobre a morte prematura de Marcelo, conforme reportou Waldemar Têrr da Agência Assembléia.

O vice-prefeito de Imperatriz, Jean Carlo (PDT) postou em seu mural no Facebook:

Nesse momento de dor quero prestar minha solidariedade ao companheiro Flávio Dino por esse momento difícil com perda de seu filho Marcelo Dino.

Ainda no seu Blog, ele reproduziu postagem do Blogue do Frederico Luiz.

Milhares de militantes, amigos, autoridades, políticos, postaram no Facebook e no Twitter de Flávio, mensagens de apoio e solidariedade. E no mural de Marcelo, a mesma solidariedade.

Muitos mudaram sua foto para uma tarja negra como a inscrição 'LUTO', a exemplo de Camile Capiberibe às 20h43min:

preciso tanto te abraçar, te olhar nos olhos mais uma vez e poder dizer EU TE AMO HOJE E SEMPRE ! fique com Deus meu anjinho s2

Na blogosfera local o assunto foi o que mais repercutiu, nacionalmente também. Às 21h05min, em 0,36s, nas últimas 24 horas, o Google encontrou 250 Blogues com postagens com as palavras 'Filho' e 'Flávio Dino'.

Na web, a mesma pesquisa.às21h10min apontava 4.490 resultados para as últimas 24 horas.

A última postagem de Marcelo Dino no Facebook foi no dia 8 de fevereiro. Ele compartilhou foto que lembrava o nascimento do cantor.


Então, para homenagear Marcelo, No Woman No Cry com a voz marcante do cantor que completaria 67 anos no último dia 6 de fevereiro. Não foi possível entrar em contato com o pai de Flávio, Sálvio Dino, ex-deputado estadual cassado pela ditadura e prefeito por duas vezes de João Lisboa-MA (12km de Imperatriz-MA).


Linques relacionados
Filho de Flávio Dino é sepultado no DF
Ao querido amigo Flávio Dino
Advertisemen