-->

Líderes esperam recuperação de Lula

Publicidade
A presidente Dilma Rousseff mostrou-se "muito preocupada" com a doença do ex-presidente Lula, diagnosticado com um câncer na laringe, enquanto líderes políticos do Brasil afirmaram esperar uma recuperação rápida do petista.

O ex-presidente da República foi diagnosticado com um tumor maligno localizado de laringe, informou neste sábado o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência e ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, disse que foi avisado pela própria presidente Dilma sobre o diagnóstico.

Segundo Carvalho, naquele momento Dilma disse estar "muito preocupada".

Posteriormente, em nota, a presidente afirmou que acredita que Lula irá se curar, considerando que o tumor foi diagnosticado em estágio inicial.

"Estamos todos muito preocupados, mas temos esperança da capacidade dele de superar obstáculos. Conhecemos sua energia e sua saúde. E se Deus quiser vai superar mais esse obstáculo," afirmou Carvalho à Reuters.

Em 2009, a própria Dilma passou, com sucesso, por um tratamento contra um câncer no sistema linfático, detectado em estágio inicial.

Carvalho disse que Dilma visitará o ex-presidente Lula na próxima segunda-feira, quando ele deverá iniciar o tratamento quimioterápico, segundo nota do Instituto Cidadania, organização ligada ao ex-presidente.

"(Os médicos) estão dizendo que em três meses têm como se curar com a quimioterapia", acrescentou o ministro.

Lula, de 66 anos, que se recupera dos exames realizados no hospital, deve deixar o local nas próximas horas, segundo a assessoria de imprensa do hospital.

Temer confiante
O vice-presidente Michel Temer também demonstrou esperanças de que Lula terá pronta recuperação.

"Eu, como todos os brasileiros, torcemos para a pronta recuperação do ex-presidente Lula. Afinal, ele é um homem acostumado a superar desafios e limites. Com certeza vai superar mais este", disse por meio da assessoria o vice, que comanda a delegação brasileira na Cúpula Ibero-americana e na Unasul, em Assunção, no Paraguai.

Temer e Lula estreitaram muito sua relação em 2010, quando construíram uma aliança política formal entre PT e PMDB para eleger a presidente Dilma Rousseff.

O presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, disse que lamentava o diagnóstico e que agora é "hora de torcer e rezar por Lula".

O presidente do Senado e ex-presidente da República, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que tem grande expectativa na pronta recuperação de Lula.

"Ele é muito importante para o país", disse por meio de um assessor.

O presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, um dos políticos mais próximos de Lula, comentou que levou um susto ao saber da notícia, porque tinha participado da festa de aniversário do ex-presidente na quinta-feira e não notou problemas.

"Lula é um bravo, um homem de muita disposição de Luta. Além do mais, o boletim médico é tranqüilizador. De maneira que, mais do que confiança, tenho fé que tudo isso será resolvido e que o nosso presidente Lula continuará sendo a grande referência do Brasil por muito tempo ainda", afirmou o governador pernambucano por meio da assessoria.

Twitter
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que também foi ministro da Justiça no governo Lula, manifestou solidariedade e esperança por meio do Twitter ao ex-chefe.

"Um grande abraço ao presidente Lula. Sairá desta, assim como saiu de tantas outras", escreveu.
O ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra, também foi na mesma linha. "Quem já enfrentou ¿e venceu¿ tantos desafios ao longo da vida, vai vencer mais este", disse.

Até o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, usou o Twitter para comentar a saúde de Lula.

"Espero que o presidente Lula tenha uma rápida recuperação. O debate político ainda precisa muito da contribuição dele", escreveu.

Fonte: Reuters e Terra
Advertisemen