-->

Prorrogado período de inscrição nos cursos da Universidade Aberta do Brasil

Publicidade
Continuam abertas as inscrições para os cursos de especialização em Saúde da Família e Saúde Mental, oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os interessados em participar dos cursos devem acessar o site da Universidade Federal do Maranhão, onde terão acesso ao edital.

Segundo o edital original, as inscrições deveriam ter se encerrado na última sexta-feira (29), mas o período foi prorrogado até o final de agosto (31). O início das aulas está previsto para setembro.

O pólo da UAB em Imperatriz existe desde 2009, ao lado do Corpo de Bombeiros e é mantido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ideia é que os profissionais que atualmente atuam nas áreas da saúde do município possam, através da participação dos cursos, melhorar o atendimento à população.

O curso de especialização em Saúde Mental, implantado em Imperatriz, será o primeiro do país, conforme explica a coordenadora do pólo da UAB, Francisca Noronha Lô. “O curso de especialização em Saúde Mental, que será implantado no pólo da UAB em Imperatriz, é o primeiro do Brasil. Isso será de grande relevância para nossa cidade e toda a região. O pólo da Universidade Aberta do Brasil em Imperatriz tem crescido graças ao esforço do prefeito Madeira e do secretário de educação Zesiel Ribeiro”, destacou.

Apoio financeiro
Os cursos são abertos tanto para a cidade de Imperatriz quanto para municípios vizinhos. No caso do curso de Saúde da Família, a também coordenadora das especializações da UAB Imperatriz, Maria Aparecida, orienta a participação de profissionais da rede pública de saúde, lembrando que, além do conhecimento adquirido, a participação também traz vantagens econômicas à saúde do município.

“Há uma portaria do Ministério da Saúde onde cada equipe qualificada com a especialização em saúde da família possibilita que o município solicite mais mil reais do Ministério [da Saúde]. Imperatriz tem cerca de 40 equipes. Essas equipes qualificadas com essa especialização significam mais 40 mil reais para o município de Imperatriz”, argumenta.

Maria Aparecida explica, ainda, que, para as aulas presenciais, o município oferece toda a estrutura para o desempenho das atividades. “Nos momentos presenciais acontecem aulas nos pólos, onde são disponibilizados os laboratórios de informática com sala de webconferência. É toda uma estrutura muito rica, mantida pela Prefeitura de Imperatriz”, garantiu ela.

Atualmente, a UAB de Imperatriz atende a cerca de 700 alunos, oferecendo, além das especializações, cursos de pedagogia, matemática, administração pública e outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Imperatriz
Advertisemen