-->

Perdido no espaço: satélite russo sai de órbita

Publicidade
O novo satélite de comunicações “Ekspress-AM4”, lançado na madrugada de hoje do Cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão, não atingiu a órbita programada, anunciam agências russas.

“Depois da quarta ligação do bloco de lançamento, o bloco orbital deixou de enviar informação de telemetria”, noticia a ITAR-TASS, acrescentando que se desconhece o paradeiro do satélite.


Segundo uma fonte citada pela Interfax, os especialistas ainda esperam que apenas se tenha tratado de uma avaria no transmissor de informação de telemetria e que o voo do satélite decorre normalmente.

Caso se venha a confirmar a perda do satélite, tratar-se-á de um sério revês neste campo, pois o “Ekspress-AM4” era o satélite russo mais potente e mais moderno.

“Quanto aos seus parâmetros no campo das telecomunicações, trata-se de um êxito não só para a Rússia, mas também para todo o mundo”, declarou, no momento da partida, Igor Schegolev, ministro das Comunicações da Rússia.

Segundo ele, o satélite devia garantir um amplo leque de serviços no campo das telecomunicações, nomeadamente “a transmissão de programas televisivos digitais para o Extremo Oriente da Rússia e Internet via satélite”.

Foi também anunciado que Moscovo pretende, este ano, lançar 5 ou 6 satélites do sistema GLONASS, concorrente do GPS norte-americano.

Em Dezembro do ano passado, a queda de três satélites do sistema Glonass no Oceano Pacífico levou à demissão dos dirigentes da Agência Espacial da Rússia.

Fonte: Blog da Russia
Advertisemen