-->

Os desejos de Louise Bourgeois

Publicidade
"A destruição do pai" (1974), obra de Louise Bourgeois
exposta no Instituto Tomie Ohtake
Segue em exposição, até 28 de agosto, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a individual "O Retorno do Desejo Proibido", com 112 obras (desenhos, objetos, pinturas, esculturas e instalações) da artista franco-americana Louise Bourgeois (1911-2010).

Uma das escultoras mais representativas do século 20, Louise Bourgeois se vinculou à psicanálise, cujos conceitos se refletem nas suas obras escultóricas, num processo que incluía anotações de sonhos e diários. "Todas as obras foram escolhidas para destacar a persistente presença da psicanálise como força inspiradora e espaço de exploração em sua vida e obra", diz o curador Philip Larratt-Smith, na apresentação da mostra.

"Estudo da natureza" (1984-2002), "Rejeição", "A destruição do pai", "Arco da Histeria" e "Alimentação" revolvem sentimentos e impulsos submersos, bem como os traumas da trajetória pessoal de Louise, originando quase que uma catarse das dores da memória e um desnudamento da criação. Numa síntese da artista: "Arte como garantia de sanidade".

Serviço
Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido
Quando: Até 28 de agosto, terça a domingo das 11h às 20h - entrada franca
Onde: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP Fone: 11.2245-1900

Fonte: Terra Magazine
Advertisemen