-->

Onde está Khadafi? Rebeldes dizem controlar 95% da capital da Líbia

Publicidade
Os rebeldes líbios já controlam 95% de Trípoli (capital da Líbia), segundo o representante do CNT (Conselho Nacional Transitório) no Reino Unido, Mahmoud Nacua. O presidente do conselho, Mustafa Abdel Jalil, disse, por sua vez, que os rebeldes só assumirão o poder de vez quando o esboço de uma nova constituição para o país tiver sido elaborado. O paradeiro de Gaddafi é desconhecido.

Jalil disse hoje, em uma entrevista coletiva, que os rebeldes ainda não tem o controle total da capital e das áreas próximas. Nacua afirmou que, apesar de ser necessário uma constituição nova antes que o novo governo seja instalado, a sede do CNT deve mudar de Benghazi (leste do país) para Trípoli em breve.

Rebeldes avançam para controlar Trípoli
Ele destacou que ainda há focos de luta por parte dos partidários de Gaddafi na capital, e que a resistência das forças leais ao ditador pode durar mais alguns dias. Ele afirmou ainda que não há novidades sobre o paradeiro de Gaddafi, mas que ele continua na Líbia.

- Não vamos deixar uma só pedra sem levantar até encontrá-lo, detê-lo e levá-lo até um tribunal.

Jalil afirmou esperar que Gaddafi “seja capturado com vida para que um julgamento justo possa ser realizado”.

- Não tenho ideia de como ele vai se defender desses crimes.

Trípoli
Os rebeldes encontraram pouca resistência à medida que avançavam pela cidade no sábado (20) e no domingo (21). Em pouco tempo, tomaram o controle das regiões leste, sul e oeste da capital. O confronto em diversas áreas da cidade deixou centenas de mortos.

Diversos bairros da cidade ainda registravam confrontos armados. O presidente do CNT afirmou que os partidários devem agir dentro da lei e manifestou preocupação quanto a ocorrências de atos como saques e outros crimes em nome das forças de resistência a Gaddafi.

Otan
O ativista Ashour Shamis disse à rede de TV Sky News que o papel militar da Otan (a aliança militar ocidental) vai terminar na Líbia após a saída de Gaddafi do poder, mas a cooperação entre o novo governo e a aliança continuará forte.

Ele afirmou ainda que membros do governo de Gaddafi poderão ocupar cargos na nova administração “se não tiverem cometido crimes”.

Fonte: R7
Advertisemen