-->

Morre em Fortaleza-CE, o médico, ex-preso político e militante do PCdoB, Chico “Passeata”

Publicidade
Chico Passeata foi enterrado ontem
por Márcia Xavier

A morte do ex-preso político Francisco Monteiro, conhecido por “Chico Passeata”, na madrugada desta sexta-feira (12), em Fortaleza (CE), repercutiu nacionalmente.

O Blog da Dilma destacou que Chico Passeata era médico sanitarista e poeta. Atuou como militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) contra a ditadura militar, chegando inclusive a ser preso.

Em Fortaleza, a repercussão da morte foi grande. Políticos, artistas e médicos participam do velório e falam da perda que representa para a luta pela democracia e para a área da saúde a morte de Chico Passeata.

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) lamentou a perda do histórico militante comunista no Ceará. “A luta por uma sociedade mais justa e igualitária se viu desfalcada de um de seus grandes protagonistas no Ceará”, disse o parlamentar, contemporâneo de Chico Passeata, com quem compartilhou muitos momentos de luta. “Monteiro foi, além de um exemplar militante do PCdoB, um amigo que jamais será esquecido”, afirmou.

“Ele foi um bravo militante, um lutador das causas populares durante toda a vida, inclusive enfrentando prisões e tortura. Chico Passeata nunca mudou seu modo de ver a luta por uma nova sociedade, com uma vida melhor para as pessoas”, declarou Chico Lopes, emocionado pela perda do amigo”, disse ainda Lopes, manifestando grande emoção ao lembrar as lutas vividas juntos.

O presidente do PCdoB do Ceará, Patinhas, disse que o falecimento dele é uma grande perda para a família, para os amigos e para o Partido. “A figura dele ficará gravada e será referência para que a gente continue a luta por uma saúde de mais qualidade e mais democracia no Brasil”, disse Patinhas, destacando a personalidade cordial do camarada.

Velório de Chico Passeata, ontem em Fortaleza-CE
Patinhas lembrou que, após a anistia, Chico trabalhou com ele na reorganização do PCdoB no Ceará, e atuou muito forte, a nível nacional, pela criação do Sistema Único de Saúde e durante todo o tempo pelo fortalecimento do SUS. “É uma tristeza muito grande para o mundo político e para os que militam na área de saúde”, finalizou.

Os colegas e admiradores destacavam, em suas falas, as qualidades do amigo: “Será sempre lembrado pelo seu espírito de luta e compromisso com as causas sociais. Lutou pelas liberdades democráticas desde a juventude até os dias atuais. Que esse exemplo de vida possa motivar as atuais e futuras gerações”, disse Eliude Oliveira.

“Na vida, a luta pela vida de todos foi o motor de sua existência. As injustiças enfrentou-as com a poesia e fez das estrofes de sua vida um ode ao compromisso com todos. Você não sai da luta. Você se multiplica em muitos de nós”, acrescentou o também amigo médico Eduardo Santana.

Chico Passeata morreu, aos 63 anos, vítima de câncer. O corpo do militante foi velado em uma funerária no bairro Aldeota, em Fortaleza. A missa de corpo presente foi às 16h na própria funerária. O enterro ocorreu às 17 horas no Cemitério Parque da Paz.

Fonte: Vermelho

Nota do Blogueiro: Da "velha guarda" do PCdoB, Ana Maria assim se referiu por e-mail:
Com pesar comunicamos o falecimento do Chico. Conhecido como Chico de Aratuba ou Chico passeata.

Velho militante do Partido.

Combateu a Ditadura Militar desde o Movimento Estudantil.

Sua mulher Helena, também nossa colega médica,grávida do filho mais velho, foi presa e torturada pelos militares apoiadores do golpe.

Deu à luz na prisão.

Chico foi uma das maiores lideranças do Funcionalismo Público de Campinas nas décadas de 70 e 80.

Foi dirigente do Conselho Federal de Medicina.

Um guerreiro, porém sempre alegre,fazia piadas até de seus males!!

Figuraça inesquecível.

Nós da Velha Guarda jamais o esqueceremos!

Desejamos mais força à sua companheira,hoje professora universitária,Helena Monteiro!

Sabemos que a guerreira que sobreviveu `a tortura covarde da Ditadura, superará mais essa prova!

Saudações a todos!

Ana Maria
Advertisemen