-->

Manifestação de ambulantes: trânsito permanece complicado no Pátio do Pari, região do Brás

Publicidade
Os cerca de 300 vendedores ambulantes que realizaram duas manifestações pacíficas na manhã deste sábado (6), entraram em confronto com a Guarda Civil Metropolitana no fim da manhã e invadiram o local que é usado para a realização da Feira da Madrugada, no Pátio do Pari, bairro do Brás, no centro de São Paulo. O grupo protesta contra a operação de combate à pirataria na Feira da Madrugada.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o grupo fechava o final da Rua São Caetano, junto à entrada da 'Feirinha', impossibilitando o tráfego de veículos na via.

Por conta da manifestação, a região continuava com trânsito complicado. Os dois sentidos da Avenida do Estado estavam com congestionamento. Na direção do Ipiranga, lentidão entre Rua São Caetano e Marginal do Tietê e do outro lado entre Ruas João Teodoro e 31 de Março.

O Corredor Norte-sul também apresentava tráfego lento, no sentido Santana, entre Praça da Bandeira e Rua Tutoia. A Avenida Cruzeiro do sul estava com tráfego carregado entre as Avenidas do Estado e Ataliba Leonel, sentido Ipiranga.

Fonte: Bondenews

A manifestação de hoje de manhã em São Paulo, dos ambulantes, era previsível, conforme aponta o advogado Ailton Vicente em entrevista concedida ao Jornal do Brás no dia 3 deste mês.

Segundo ele, é preciso encontrar lugar para ambulantes e micro-empresários do Condomínio Complexo Novo Oriente, mais conhecida como Feira da Madrugada. Veja:

Estopim está aceso na
Feira da Madrugada
O advogado e líder dos ambulantes do Condomínio Complexo Novo Oriente (Feira da Madrugada), Dr Ailton Vicente de Oliveira, em nova entrevista ao Jornal do Brás, expressou novamente sua preocupação com o mega-shopping que a Prefeitura irá construir e com os 4.500 permissionários que atualmente trabalham na'Feira da Madrugada, numa área de 25.000 m².

No projeto estão previstos apenas 15.000 m² para os boxes. "Onde vão colocar todos os 4.500 trabalhadores, hoje micro-empresários, em 15.000 m²? pergunta. "Faltarão 10.000 m²".

Enquanto não consegue o tão esperado encontro com o prefeito Gilberto Kassab, o Dr. Ailton espera que Kassab, ou o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, repensem a estrutura física do imóvel e coloquem uma equipe de arquitetos e engenheiros para que conheçam O Condomínio Complexo Novo Oriente e criem' uma melhor infra-estrutura, mantendo a origem do projeto. Em novembro de 2010, o controle da Feira passou para a Prefeitura.

Atual Feira da Madrugada gera renda
Quando começou, área era um "lixão"
Ailton quer ainda que as autoridades municipais olhem com mais carinho, sensibilidade e atenção ao projeto que querem implantar. "Devem analisar e ter a consciência de que o espaço onde estão instalados os 4.500 permissionários é uma área enorme. Aonde esses permissionários vão estar durante o período da construção e, posterior a ela, se vai haver a garantia no Edital da permanência e retorno deles ao custo econômico, que contribuem", contou. Ele acredita que o novo projeto, está orçado em mais de R$ 600 milhões.

Não se sabe ainda qual empresário ou grupo econômico irá investir na área, que está disputadíssima. Uma licitação será aberta em abril, segundo a Folha de S.Paulo. "Cogita-se que são grupos de empresários ligados a magazines, a rede de TV, ou até grupos evangélicos", disse o Dr Ailton.

"Se 'a Rede Ferroviária Federal- RFFSA (dona do terreno) tivesse implantado o projeto, desde o início, em 2004, o espaço não seria tão disputado como é hoje", completou ele, que naquela época apresentou o projeto à RFFSA e à então subprefeito da Mooca, Harmi Takiya, em seguida, em outubro de 2010 houve uma invasão dos ambulantes de rua na Feira. Para resolver essa questão, foi feito um termo de ajustamento junto o 12° DP, Policia Militar da Região, representantes do comércio, autoridades e a União.

Naquela ocasião, foi discutida a criação, do segundo Centro de Compras Popular, um galpão amarelo onde seriam sorteados 1.200 boxes para esses vendedores ambulantes.

O projeto foi levado tanto à União quanto à Prefeitura. O espaço seria inclusive utilizado para criação de novas vagas para ônibus e revitalização do hortifruti, da deram autorização para que Geraldo de Souza Amorim, então sócio da empresa GSA Serviços Gerais e Transportes, instalasse a Feira da Madrugada, inaugurada em agosto de 2005.

Mais vagas
Dr. Ailton lembrou que no dia 14 cuja área pertence ao novo projeto do mega-shopping que a Prefeitura pretende construir, explicou ele.

Depois de muito tempo o Dr Ailton conseguiu conversar com o Coronel Fonseca, atual gestor da Feira. Através desse diálogo, foi liberado o sistema de som na feira.

Decisão
A respeito de declarações do secretário Ronaldo Camargo de que vai manter, permissionários, Dr Ailton mostra-se mais tranqüilo. "Isso precisa estar no Edital para os grupos econômicos que vão executar a obra.

Será que nessa decisão futura, no livre-arbítrio deles (dos grupos econômicos), vão trazer de volta esses ambulantes, que têm o direito de cidadania resgatado ao serem micro-ernpresários?".

Nova Federação
Segundo o Dr.Ailton - todos os representantes do comércio popular estão se reunindo e se fortalecendo para a criação da Federação do Comércio Popular de São Paulo - Fecopesp, que está em fase de registro. "Para que possamos, em caráter único, ser ouvidos pelo prefeito Gilberto Kassab e colocarmos nossa opinião", disse ele, finalizando a entrevista.

O que diz o secretário
Ronaldo Camargo, secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, disse, em entrevista ao Jornal do Brás, que os ambulantes que estão cadastrados pela Superintendência de Patrimônio da União e pela Prefeitura. Obviamente, vendendo produtos lícitos e não contrabandeados, falsificados. Os que sairão daquele espaço serão os ilegais", explicou ele.

Segundo Ronaldo, o novo projeto preyê um shopping de primeiro mundo. "O objetivo da Prefeitura é agregar esses ambulantes, mas com uma maneira mais profissional", disse, finalizando a entrevista, dada ao repórter Eduardo na Rádio Tupi AM.

Fonte: Feira da Madrugada Shopping
Advertisemen