-->

Globo em Serra Pelada: de 1982 para 2011, o que mudou?

Publicidade
Trechos do histórico Globo Repórter, apresentado por Sérgio Chapellin, exibido em 1982 sobre o garimpo de Serra Pelada, no Pará, em reportagem do mítico repórter José Hamilton Ribeiro, considerado um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro.

Na década de 60, José Hamilton foi correspondente da revista "Realidade" na Guerra do VIetnã, onde perdeu uma perna ao pisar numa mina terrestre. A cobertura da guerra redundou num livro, "O Gosto da Guerra".

Ele também foi o primeiro jornalista a aparecer no vídeo numa reportagem do "Globo Repórter".
Atualmente, José Hamilton Ribeiro é um dos repórteres mais longevos da TV - tem 75 anos - e continua em atividade: é repórter e editor do programa dominical da Rede Globo, "Globo Rural".

Fonte: Baú da TV



Na semana passada, um dos editores do Fantástico e do G1, baseado em Brasília, esteve no Distrito de Serra Pelada (51km de Curionópolis-PA), . Estava acompanhado de uma equipe da TV Liberal.

Diferente da Vale que extrai Ferro da Serra dos Carajás (Cerca de 100km de Serra Pelada), a detentora dos direitos minerários, a Coomigasp e a empresa responsável pela execução do Projeto, a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) não possuem investimentos na poderosa Rede Globo.

Teriam eles, oferecidos cigarros aos trabalhadores da SPCDM? Será?

Abaixo, como é a nova mina de Serra Pelada no Sul do Pará. Compare.

Advertisemen