-->

Faxina no Turismo: PF prende 38 suspeitos em Brasília-DF, São Paulo-SP e Macapá-AP

Publicidade
Entre os presos estão o secretário geral da pasta e o ex-presidente da Embratur

por Luciana Cobucci

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta terça-feira uma operação para desarticular um esquema ilegal de desvios de recursos de convênios do Ministério do Turismo. A ação, chefiada pela Superintendência da PF no Amapá, prendeu 38 pessoas, incluindo o secretário-executivo da pasta, Frederico Silva da Costa, o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, e um ex-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Também foram presos empresários, diretores e funcionários do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrase).

De acordo com a PF, há fortes indícios de desvios de recursos em contratos firmados entre o ministério e a ONG, em convênio autorizado por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

Denúncias acompanham ministro do Turismo, Pedro Novais,
(PMDB-MA), antes mesmo de sua posse na pasta
As irregularidades incluem o direcionamento das contratações às empresas pertencentes ao esquema, ausência de preço de referência e de critérios de aceitabilidade de preço, a não execução ou execução parcial do projeto contratado, o pagamento antecipado de serviços, fraude nos documentos comprobatórios de despesas, contrapartida não executada ou executada irregularmente pela entidade sem fins lucrativos e inexistência de fiscalização do convênio pelo Ministério do Turismo.

Ao todo, 19 mandados de prisão preventiva, 19 de prisão temporária e sete de busca e apreensão foram cumpridos em Brasília, São Paulo e Macapá (AP). Somente na capital federal, 15 suspeitos foram presos

Fonte: Terra Magazine

Veja também:
Caso Novais: Quem criou Mateus que o embale
Pagar conta de motel com dinheiro público "foi um erro", afirma Pedro Novais
Advertisemen