-->

Farc reitera disposição de abandonar luta armada

Publicidade
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ratificaram sua vontade política para dar os passos necessários em um eventual processo de paz, que ponha fim ao conflito armado interno.

Em comunicado dirigido aos participantes de um encontro nacional pela paz, divulgado neste domingo (14), as FARC afirmam que estão dispostas a explorar o caminho do diálogo com o atual governo.


"Manifestamos diante de vocês nossa vontade política para no prazo mais imediato, dar os passos no sentido de criar o cenário propício a iniciar o diálogo", sublinha a mensagem assinada pelo Secretariado Nacional do grupo insurgente.

Isto, segundo explicam as Farc, sob o único condicionamento de encontrar os caminhos que permitam criar um ambiente para as profundas reformas econômicas, sociais e políticas que garantam a paz com justiça social.

A guerrilha pede que o processo seja acompanhado por todos os setores representativos do povo colombiano e pela comunidade internacional disposta a participar.

A iniciativa é uma resposta aos chamados a buscar uma saída distinta à guerra e diante da disposição manifestada pelo presidente Juan Manuel Santos para explorar esse caminho.

Por outro lado, as Farc recordam que participaram em vários cenários de diálogo com distintos governos, mas os setores do poder determinaram prolongar a existência do conflito social e armado com todas as suas calamidades.

Somente a mobilização das forças sociais abrirá o caminho para a reconstrução e a reconciliação nacional para iniciar a concertação de acordos humanitários que resolvam o drama dos prisioneiros de ambas as partes, afirmam os guerrilheiros.

Igualmente, sustentam que inegavelmente e por cima de qualquer alarido da mídia para ocultar esta realidade, seguirá seu caminho enquanto a confrontação armada se mantenha.

O texto conclui dizendo que as Farc continuam reiterando seus votos para que o referido encontro ajude a abrir os caminhos esperançosos da paz.

O comunicado da guerrilha foi dado a conhecer no Encontro Nacional de Comunidades Camponesas, Afrodescendentes e Indígenas pela Terra e a Paz da Colômbia: O Diálogo é o Caminho.

O encontro, que prosseguirá até a segunda-feira (15) tem lugar em Barrancabermeja (Santander) e reúne milhares de pessoas convocadas por várias organizações sociais e não governamentais a fim de abrir o caminho para a paz no país.

Fonte: Prensa Latina

Nota do Blogueiro: Parece que aos sucessivos governos colombianos, interessa mais a continuidade da luta contra as Farc. Somente assim pode reivindicar algumas migalhas do combalido tesouro norte-americano.
Advertisemen