-->

Dutra lamenta mais um assassinato de liderança no Pará

Publicidade
Valdemar Olivera Barbosa é mais uma vítima a tombar entre os trabalhadores rurais do Brasil! Foi assassinado a tiros por dois homens que estavam em uma moto, quando trafegava de bibicleta pelo bairro de São Felix, em Marabá, no Estado do Pará. O Deputado Domingos Dutra lamenta a morte e se solidariza com os familiares de Valdemar, conhecido com “Piaui”. A bárbara execução aconteceu na quinta feira, 25 de Agosto de 2011.

“Não é possível que este Brasil de matadores continue atuando e impune, pegando suas vítimas de tocaia, de surpresa, como aconteceu com o Valdemar! É mais um trabalhador rural assassinado no País, como tantos outros e cujas mortes não foram esclarecidas!

Uma vergonha nacional que trabalhadores tombem sob as balas daqueles que se sentem poderosos e que não respeitam o direito as terras! Pistoleiros que, mediante pagamento e a mando dos fazendeiros, derrubam vidas e direitos, uma situação que tem que acabar! Meus sentimentos à família do “Piaui”, um batalhador cujas idéias jamais vão morrer”, disse Domingos Dutra.

Líder de ocupação no Pará, Valdemar era sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá e coordenou por vários anos um grupo de famílias que ocupava a fazenda Estrela da Manhã, no município de Marabá.

Como a fazenda não foi desapropriada, ele voltou a morar na capital, onde ajudou a organizar uma ocupação urbana na Folha 06, bairro Nova Marabá, onde residia.

Há um ano, ele passou a coordenar um grupo de famílias que ocupavam a Fazenda Califórnia, no município de Jacundá. No final do ano passado as famílias foram despejadas, mas Valdemar ameaçava uma reocupação do local. A Comissão Pastoral da Terra desconfia que pistoleiros teriam sido contratados pelo fazendeiro para impedir uma nova ocupação do imóvel.

A polícia ainda não tem pistas dos assassinos. De maio até agora, seis trabalhadores foram assassinatos covardemente no Pará (incluindo os extrativistas José Claudio e Maria do Espírito Santo). Ninguém foi preso até o momento em nenhum dos casos.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Domingos Dutra
Advertisemen