-->

Debates permanecem "atômicos" no PDT

Publicidade
O Blog do Robert Lobato continua pautando os debates "atômicos" no PDT Maranhense.

Veja, abaixo, postagem do Blog do ex-vereador de São Luís, Renato Dionísio, membro da Comissão Estadual Provisória do PDT sobre seu colega Cândido Lima:

Mais abaixo, postagem explicando as posições de Cândido Lima.

E como grand finale, A Rosa de Hiroshima, poema de Vinicius de Morais musicado por Ney Matogrosso, para lembrar que essas bombas somente ajudam a destruir.

É preciso ter consciência e prática de "Guerra Surda", neste caso, mais apropriada para os oposicionistas.








Caro Roberth,

Com redobrada honra, volto a utilizar seu blog (Robert Lobato), para me posicionar acerca da vida e organização de meu partido, o PDT. Sobre o título – Cândido abre o jogo – O blog reproduz o pensamento dele – Cândido – , sobre a possível filiação do Dep. Edivaldo Júnior em nosso partido. Matéria organizada por tópicos da mesma forma reclama resposta:

1- O PDT nascido em Lisboa, em oposição ao regime, se constituiu democrático e pluralista. Mesmo contra, Cândido jamais poderá impedir a filiação de quem quer que seja ao partido. Este mesmo Cândido, não deu um pio, quando do inchaço do partido em 2010, quando saímos de menos de 10 para mais de 60 prefeitos. A meu juízo, comete um erro, quando não esgota intestinamente suas dúvidas e negativas, preferindo os holofotes para expô-las. Quanto a Júnior ser ou não candidato, é outra discussão.

2- O analista, aliás, é um dos últimos a chegar, não pode pretender fechar a porta. Um partido como o nosso, se refaz diariamente com a conjuntura e os agentes políticos. Estamos discutindo filiação partidária não à entrega do partido. A entrada de um Deputado no partido é uma rotunda declaração de confiança nos que o constroem.

3- Interesses, ora interesse Sr. Cândido, confesse os seus, estes também são justos. Com absoluta certeza, você é o único, senão o primeiro, pregar o afastamento de nosso Presidente. Jamais ouvi, de outra mente, tal argumentação.

4- Neste particular, me sinto a vontade, jamais me escondi, o meu posicionamento em relação ao Grupo Sarney, é cristalino, como da mesma forma, o Maranhão todo sabe, foi Edivaldo, pai, quem comandou a resistência dos “Balaios” nos embates na Assembléia.

5- O Partido vai discutir todas as possibilidades para 2012, inclusive esta. Caso seja, como percebo ser, a vontade das bases, a candidatura a Prefeito deste jovem Deputado, pelo maior partido de oposição no Maranhão, sem que apressadamente ninguém se arvore no direito de vetar ou suprimir posições ou nomes, democraticamente assim será.

Fonte: Blog do Renato Dionísio







Cândido Lima abre o jogo
O dirigente estadual do PDT, Cândido Lima, procurou o blog e abriu o jogo em relação à disputa interna existente atualmente no seio do partido.

Antes que os seus críticos se apressem para desqualificá-lo, Cândido Lima é membro da Comissão Provisória do PDT, ex-secretário geral, coordenador geral da campanha de Jackson Lago em 2006 e 2010, e foi secretário-adjunto da Casa Civil no governo do ex-líder trabalhista, falecido em abril deste ano. Ou seja, Lima tem sim autoridade para falar sobre os questões do seu partido, inclusive sobre a polêmica da entrada do deputado Edivaldo Holanda Júnior (PDT) no PDT para disputar a eleição de prefeito de São Luis.

Vejamos, então, os principais pontos da conversa que Cândido Lima teve com o blog:

Concepção de Partido
O PDT tem tradição histórica em debater as ações partidárias com as suas bases, a militância e os movimentos. Não existe essa cultura no nosso partido de filiar alguém, com mandato ou não, apenas para disputar uma eleição. Não temos nada contra a filiação do deputado Edivaldo Holanda Júnior, mas não podemos concordar que essa filiação seja discutida apenas tendo em vista uma disputa eleitoral e ainda mais com apenas meia dúzia de gente, lá em Brasília. O que queremos é resgatar a nossa cultura de debate interno e fortalecer o partido política e ideologicamente.

Conhecimento do PDT
O deputado federal Edivaldo Holanda Júnior não conhece o PDT e o seu hábito de discutir coletivamente os seu projetos. Imagine se essa filiação se efetivar, como é que o deputado dirigirá o partido se ele não tem conhecimento da dinâmica do PDT? Ou ele toparia vir para o partido sem ter o comando partidário em São Luis? Ora, se Edivaldo Júnior entrar no partido para ser candidato irá querer ter poder de mando, mas a sua forma de construção partidária não combina com a do PDT.

Interesses
O que as pessoas não sabem é que existem os mais diversos interesses nessa filiação do deputado Holanda Júnior. Primeiro há o interesse do presidente Carlos Lupi, que perdeu o controle do partido no Rio para o companheiro Vivaldo Barbosa, e enfrenta dificuldades nacionalmente. Depois há o interesse do suplente de deputado Weverton Rocha, que deseja assumir a vaga de qualquer jeito. Há também o claro interesse em isolar, ou melhor, de afastar o companheiro Igor Lago da vida partidária, pois quem defende a filiação de Júnior no PDT sabe que é incompatível a presença do deputado e do filho do governador Jackson Lago no PDT. Na verdade, querem impedir de vez que Igor assuma o espólio político do seu pai.

Oposição ao Grupo Sarney
Um dos pontos importantes que defendemos é a postura de oposição frontal à oligarquia Sarney. Essa postura será decisiva na escolha dos nossos candidatos a prefeito, no ano que vem. Mas tem gente que prefere inventar candidaturas palatáveis ao grupo Sarney, que não enfrentam de frente essa questão.

Eleições 2010
O PDT irá discutir todos os cenários possíveis, desde candidatura própria, passando por uma aliança com candidatura de outro partido, e até mesmo o apoio à reeleição do prefeito João Castelo. Mas essa discussão será no melhor estilo do PDT, ou seja, ouvindo as bases do partido, os filiados e os movimentos. O que não queremos é que decisões tão importantes como o projeto de 2012 seja tomadas apenas por uns poucos iluminados em gabinetes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Fonte: Blog do Robert Lobato

Nota do Blogueiro: Então... música para embalar a Rosa no Maranhão:
Advertisemen