-->

Coomigasp destaca avanços sociais e econômicos da Nova Mina

Publicidade
Em visita à vila paraense de Serra Pelada nessa quarta-feira, o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, Gessé Simão, destacou os inúmeros avanços sociais e econômicos do projeto da Nova Mina, que estão beneficiando a população da região e também do município de Curionópolis (PA).

Os delegados regionais Neuton Paulino, de Marabá; José Ribamar, de Novo Repartimento; Antônio Benigno, de Xinguara, e Adalto Batista, de São Domingos do Araguaia, e a representante da Amasp (Associação das Mulheres Aliadas de Serra Pelada), Francisca Ana Miraser Barros, a Nati, destacaram em seus discursos as ações do presidente Gessé e da atual diretoria da Coomigasp em prol do garimpeiro.
Nova realidade

Gessé, hoje à tarde, falando aos garimpeiros
Ao falar no auditório da Coomigasp para uma plateia formada por delegados regionais, diretores e funcionários da cooperativa, garimpeiros e moradores da comunidade local, Gessé afirmou que Serra Pelada hoje vive uma nova realidade com a geração de emprego e renda. “Alcançamos a paz. A realidade é outra. Muita gente que pediu uma cesta básica porque passava necessidade, hoje oferece um prato de comida para quem precisa. Hoje, podemos dizer ao mundo que o garimpeiro venceu e é dono das maiores minas de ouro do planeta, a nossa Serra Pelada. Podemos dizer também que em breve estaremos produzindo ouro e é isso que nos interessa”, disse ele.

Para o presidente da Coomigasp, os garimpeiros hoje vivem um momento de vitória e de muitas conquistas sociais e econômicas. “Ao ser implantado, o projeto atendeu algumas demandas sociais de Serra Pelada, em parceria com a prefeitura de Curionópolis. Vivemos um momento muito importante e nos preparando para produzir ouro, platina e paládio”, ressaltou.

Projetos Sociais
Entre os projetos sociais implantados em Serra Pelada, Gessé destacou a recente criação do Conselho de Desenvolvimento Social, que será integrado por representantes da comunidade, da SPCDM (Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral) e da prefeitura, para determinar e priorizar as ações de interesse da população. “Quem pensava que estávamos pensando apenas na produção mineral se enganou, porque também pensamos no social. Desenvolvemos inúmeras ações sociais e culturais e nos preparamos para que haja sempre um desenvolvimento sustentável nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e social”, afirmou, ressaltando que “outra prioridade é oferecer cursos para os jovens de Serra Pelada, já que o projeto de precisa de mão de obra especializada e porque precisamos preparar o jovem para o futuro”.

Ele citou ainda outros projetos sociais já implantados na vila e em Curionópolis como Centro de Processamento Digital; Espaço de Educação Ambiental; reforma da Santa Casa Misericórdia; doação de ambulância; campanha de vacinação e consultas; distribuição de medicamentos; implantação do viveiro florestal; projeto monitoramento da floresta; recuperação de área degradada, e reforma do Teatro de Curionópolis, entre outras ações.

Alerta
Gessé Simão fez um alerta a todos sobre as ações de pessoas contrárias ao projeto da Nova Mina. “Precisamos saber de onde saímos e para onde estamos indo. Muitos fogem da verdade e começam a ouvir quem não tem nada a ver com a nossa mina. Passamos momentos difíceis em Serra Pelada. Sabemos que aqueles que não querem o projeto procuram nos prejudicar. Nós vencemos obstáculos de todas as maneiras e conquistamos com muita luta o documento mais importante: a nossa concessão de lavra do governo federal, com o apoio do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão”, lembrou.

O presidente da Coomigasp disse ainda que “todos os que se levantaram contra o projeto não pensaram nos moradores de Serra Pelada” e explicou: “fizeram isso porque eles não queriam que a luz pudesse brilhar no final do túnel; que as crianças tivessem uma educação melhor e que as famílias garimpeiras tivessem melhor qualidade de vida. Estamos com os senhores (garimpeiros)o tempo todo, não saímos daqui mesmo após o garimpo ter sido fechado pelo governo, lutamos por tudo isso e graças ao apoio dos senhores conseguimos reabrir o garimpo e lutamos por nossos direitos até mesmo fechando uma BR”, relatou.

Gessé pediu aos garimpeiros que fiquem atentos às notícias falsas sobre o projeto da Nova Mina. “Tem gente que tenta achar defeito até onde não tem defeito só para atrapalhar o processo. Por isso, não se iludam com notícias mentirosas que as vezes são espalhadas por aí”, alertou o presidente da Coomigasp.

Fonte: Coomigasp
Advertisemen