-->

Com chapéu de Margaridas, Presidenta Dilma promete melhorias no campo

Publicidade
Dilma, à camponesa, é ovacionada após discurso na Marcha das Margaridas
A presidente Dilma Rousseff encerrou, nesta quarta-feira, a 4ª edição da Marcha das Margaridas, movimento de mulheres do campo que reivindica melhores condições de vida no meio rural. A marcha reuniu 70 mil pessoas em Brasília nestas terça e quarta-feiras e apresentou à presidente uma pauta com mais de 150 itens.

Durante o encerramento do encontro, Dilma entregou à coordenadora da passeata, Carmem Foro, um caderno com as respostas às reivindicações. A presidente vestia um terno roxo - cor do movimento - e usava o chapéu-símbolo da manifestação.

Participaram do encerramento da marcha 11 ministros de Dilma, além de dois senadores e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Durante seu discurso, que durou cerca de 30 minutos, Dilma prometeu dar continuidade ao diálogo com as mulheres do campo e anunciou algumas das medidas que o governo irá tomar para atender às reivindicações das manifestantes.

"Vamos construir e equipar 16 unidades básicas de saúde fluviais, sendo 8 em 2011 e 8 em 2012; até o ano que vem, vamos implantar 10 centros de referencia em saúde do trabalhador voltados para os trabalhadores do campo e da floresta.

Implementar a rede cegonha para reduzir a mortalidade materna das populações do campo e da floresta e aprimorar o atendimento ao recém-nascido. Também vamos iniciar uma campanha nacional de prevenção ao câncer de colo de útero e mama para mulheres do campo e da floresta", enumerou.

A presidente afirmou que vai criar um grupo interministerial para acompanhar o cumprimento das reivindicações, que se reunirá semestralmente. O próximo encontro será em outubro deste ano. Dilma disse que vai fiscalizar pessoalmente o andamento das demandas.

"Farei questão de fiscalizar o cumprimento. Me comprometo a dar continuidade a esse diálogo respeitoso e companheiro. Pretendo cada vez mais ampliar o atendimento às justas reivindicações das mulheres trabalhadoras", afirmou.

Dilma também anunciou o aumento do limite de venda de produtos da agricultura familiar usado nas merendas escolares. Por lei, 30% do que é oferecido como merenda nas escolas deve ser fruto da agricultura familiar, percentual que não é cumprido. "Queremos atingir o percentual de 30% em 2011. Não atingimos ainda e é muito importante que isso seja feito. Se hoje isso fosse feito, estaríamos aplicando quase R$ 1 bilhão na compra direta de produtos da agricultura familiar", disse a presidente.

A presidente também determinou aos bancos públicos, como Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o aumento das linhas de crédito destinadas a produção de hortaliças e criação de galinhas. Além disso, 30% do total disponível no limite familiar de financiamento será para uso exclusivo das mulheres.

Dilma também prometeu construir creches, um modelo diferenciado de acesso a educação no campo e o combate à violência contra a mulher no campo com 10 unidades móveis de polícia distribuídas pelo País.

"Tenho um compromisso particular com o enfretamento da violência contra as mulheres e a punição dos agressores. Vamos disponibilizar 10 unidades móveis para atendimento a mulher em situação de violência, o que vai permitir levar esse serviço a todas as regiões do Brasil", finalizou.

"Ser mulher brasileira, moradora do campo e militante popular exige coragem, altivez e um coração generoso. Exige grandeza de alma para enxergar longe e buscar realizar, aqui e agora, as transformações que o mundo rural e o Brasil tanto necessitam. Vocês são exemplo de garra, tenacidade e coragem. O Brasil, por isso, depende muito desse exemplo para alargar, ainda mais, os espaços de justiça social para nossos filhos e netos", disse Dilma, antes de ser ovacionada pelas "margaridas".

Fonte: Terra Brasil

Nota do Blogueiro: Hoje à tarde, o blogueiro esteve na sede da Associação das Mulheres Aliadas de Serra Pelada (Amasp). Na entrada da entidade, um vistoso cartaz da Marcha das Marguiras similar à imagem abaixo.


Advertisemen