-->

Ativista que combate corrupção na Índia é libertado

Publicidade
Na Índia, foi libertado nesta sexta-feira (19) o ativista que prega o combate à corrupção. Nos últimos dias, ele ganhou o apoio de milhares de pessoas.

Na frente da cadeia, milhares de pessoas receberam o homem que simboliza a luta contra a corrupção na Índia. Anna Hazare, de 74 anos, ficou três dias preso e já está há quatro em jejum.

Mesmo assim, parecia bem disposto para comandar o protesto que autoridades indianas tentaram impedir. A primeira parada foi no memorial de Mahatma Gandhi, que também fez greve de fome e foi preso na luta pela independência da Índia.

Uma multidão já esperava por Hazare em uma área de Nova Déli. No palco decorado com uma imagem de Gandhi, ele vai fazer greve de fome, autorizado pelo governo. A manter por, no máximo, 15 dias.

O protesto de Hazare é contra uma nova lei debatida no Congresso, considerada branda demais pelos manifestantes porque livra o primeiro-ministro e juízes de possíveis investigações.

No discurso, Hazare declarou que uma nova guerra de independência começou na Índia e lembrou que o movimento anticorrupção é agora impulsionado pelos jovens. Autoridades indianas têm sido alvo de várias denúncias de desvio de dinheiro público. A libertação de Hazare foi transmitida ao vivo pelas TVs do país e o número de manifestantes anticorrupção é muito maior agora do que antes da prisão. Por isso, o ativista saiu da cadeia usando a palavra vitória.

Fontes: Rede Globo e Correio da Bahia
Advertisemen