-->

A Arte do Encontro no Portal do Sertão

Publicidade
por Joca Oeiras

Até já virou clichet dizer que a vida imita a arte mas, às vezes, isto acontece de verdade. Falo de dois colaboradores do "Portal do Sertão" – Francisca Maria Carvalho e Climério Ferreira – que, além de serem, ambos, piauienses, são poetas e vivem fora do Piauí, ela no Rio de Janeiro e ele em Brasília. A Francisca Maria, embora, há tempos, não esteja enviando suas colaborações ao Portal, fez muito sucesso quando publicamos alguns de seus poemas como Um gosto de aluá e A donzela e o golpista

O nosso Climério Ferreira não vejo necessidade de apresentá-lo aos leitores do Portal do Sertão. Ontem à noite (01/08) recebi o e-mail, abaixo transcrito, da Francisca Maria (a quem chamo de Dra Francisca já que, além de poeta, é médica). Fiz questão de copiá-lo na íntegra. O Portal do Sertão sente-se muito honrado por ter sido o canal de aproximação de dois dos seus mais sensíveis e talentosos amigos e colaboradores.

De: francisca maria carvalho
Para: Joca Oeiras

Enviadas: Segunda-feira, 1 de Agosto de 2011 22:06
Assunto: A arte do encontro......


(Joca, pela razão que lerá a seguir, poderia encaminhar esta mensagem ao Climério Ferreira?).

Olá, Climério,

Não posso fugir ao lugar comum para expressar minha surpresa com as coincidências da vida, ou seja, só dizendo mesmo: ”Como esse mundo é pequeno”!

Hoje, no final da tarde, chegando eu do trabalho encontrei a minha vizinha de apartamento e nos pusemos a conversar.Lá pelas tantas,como falávamos de literatura, ela foi buscar em casa um determinado livro que eu não conhecia e regressou trazendo mais um outro,este “bem aconchegado ao peito”, dizendo ser um livro de poesia de um amigo muito,muito querido.Para minha surpresa(e dela!),exclamei: “Climério Ferreira! Mas, esse eu conheço do Portal do Sertão”.E expliquei, mais ou menos, de onde vem esse conhecimento, ou seja, das “articulações polêmicas” de um “jovem” chamado Joca Oeiras.

Resumindo, a minha vizinha chama-se Andréia (não sei o sobrenome), fazia parte do seu grupo de amigos na faculdade (depois em São José dos Campos) e fala de você e da sua obra com um carinho imenso. Por conta dessa agradável coincidência, estou aqui com alguns livros seus para ler: ”Memórias do Bar do Pedro e outras Canções”, A Gente e a Pantasma da Gente” e” Da Poética Candanga”.

Um abraço,

Francisca Maria
Advertisemen