-->

Amanhã, 50 anos da Campanha da Legalidade

Publicidade
por Edgard Lisboa

O dia 24 de agosto marca o suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas. Mas amanhã, 25 de agosto, também é uma data bastante especial para a história do País. É quando se comemora o início da única mobilização popular da América Latina que conseguiu evitar um golpe militar.

A chamada Campanha da Legalidade garantiu em 1961 que, contrário aos desejos dos militares, o vice-presidente João Goulart voltasse ao País e assumisse como presidente após a renúncia de Jânio Quadros. Em 2011 se comemora 50 anos do evento. “É algo na história que a juventude precisa conhecer e que não se pode esquecer”, afirmou o deputado federal Enio Bacci (PDT-RS).

Segundo ele, as comemorações são um reconhecimento da história do Brasil e do legado de Leonel Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul que encabeçou a Campanha da Legalidade. “É uma homenagem aos gaúchos e a Brizola. Pessoas como ele não podem ser esquecidas.” Bacci também lembra que, se não fosse o golpe de 1964, Brizola provavelmente seria eleito presidente da República.



Fontes: Jornal do Comércio e Youtube
Advertisemen