-->

Academia de Letras elege "imortal" para vaga de Ribamar Fiquene

Publicidade
por Domingos Cezar

Nada mais, nada menos que onze bons candidatos disputam a vaga do poeta, escritor, acadêmico e político José de Ribamar Fiquene, que desde sua fundação ocupou a Cadeira 19 da Academia Imperatrizense de Letras (AIL). Fiquene faleceu no final do ano passado, mas somente agora será realizada a eleição de sua vaga, muito embora há meses sua cadeira tenha sido declarada vaga.

A eleição acontece nesta quinta-feira (11), a partir das 17h, na sede da AIL, situada na Rua Urbano Santos, em frente à Praça da Cultura. Na ocasião, os 38 membros vão escolher o escritor que ocupará a cadeira eternizada por José de Ribamar Fiquene, o qual, além de poeta, compositor e escritor, foi promotor, juiz, prefeito de Imperatriz, vice e depois governador do estado do Maranhão.

Nos próximos dias, a presidente da AIL, professora e escritora Edna Ventura, vai publicar edital para eleição da outra vaga deixada no último mês de janeiro com o falecimento do advogado e acadêmico Ulisses Azevedo Braga. Com o brusco falecimento desses dois acadêmicos, a Academia Imperatrizense de Letras ficou reduzida, até o momento, em 38 membros.

De acordo com a presidente Edna Ventura, a eleição de hoje está sendo uma das mais movimentadas dos últimos anos. Ela observa que o último pleito foi concorrido por dez escritores que disputaram a cadeira deixada com a morte do jornalista e acadêmico Jurivê de Macedo. “Neste pleito já concorrem 11, o que demonstra o grande interesse de nossos escritores de integrarem esta Casa de Letras”, diz a presidente.

Nos últimos dias, as reuniões da Academia de Letras ficaram mais movimentadas com as presenças de vários candidatos, os quais marcaram presença, conversaram com os eleitores e cabalaram votos. Outros preferiram o uso do telefone e do email para pedir seus votos. Para Edna Ventura, o nível de concorrentes também é muito alto, “o que nos demonstra não apenas quantidade, mas também qualidade”, afirma.

Concorrentes
Estão concorrendo à vaga de Ribamar Fiquene o escritor, vereador e pastor evangélico Luis Gonçalves, o empresário e escritor Francimar Moreira, o juiz de Direito e escritor Wellinton Carvalho, o professor Carlos Brito, a professora e escritora Diana Barreto, a professora e escritora Francisca Feitosa (Franceli), os escritores Valdizar Lima e Phellipe Duarte, articulista de O Progresso, e os escritores Célio Herênio, Daniel Vieira de Lima e Francisca Dilma da Costa.

Fonte: Portal ITZ

Nota do Blogueiro: Domingos Cezar é irmão do cantor e compositor Zeca Tocantins. Ambos são da Academia Imperatrizense de Letras.
Advertisemen